Segurança

Operação Hefesto completa um mês

Operação Hefesto completa um mês
GABRIELA RECCO

Morro da Fumaça acordou no dia 16 de setembro com barulho de helicóptero e sirenes. Naquele dia a Polícia Civil desencadeava a 1ª fase da Operação Hefesto e cumpriu mandados de buscas, principalmente, no CTG Herança do Velho Pai, no Bairro Frasson. Cinco pessoas foram presas em flagrante, sendo que duas continuam detidas.

Participaram das buscas de cerca de 60 policiais civis de Criciúma, Içara, Balneário Rincão, Forquilhinha, Orleans, Cocal do Sul, Lauro Müller, Urussanga, com apoio do Núcleo de Operação com Cães (K9/NOC) da PCSC, do Serviço Aeropolicial (SAER) da PCSC. ambém deram apoio três servidores da Cidasc, 12 Policiais Militares da Polícia Militar de Santa Catarina, bem como dois membros do IGP.

A Operação Hefesto investiga crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, receptação, furto de gado, venda de carne de equinos/mula moídos para consumo humano, posse e venda de armas, venda de produto veterinário falsificado e organização criminosa.

1ª fase Operação Hefesto

Na 1ª fase foram apreendidos mais de 520kg de carne (em tese de equino e de bovino), drogas (maconha), cinco armas, diversas munições, cheques e dinheiro. Duas pessoas foram presas por tráfico de drogas e associação para o tráfico, uma por desacato e duas por crime contra o consumidor (ter em depósito carne imprópria para o consumo para fins comerciais) e associação criminosa.

2ª fase Operação Hefesto

A 2ª fase da Operação Hefesto foi desencadeada no dia 5 de outubro. Outras sete pessoas foram presas preventivamente. Um mês depois da realização da 1ª fase, nove pessoas foram indiciadas e continuam presas, sendo uma grávida em prisão domiciliar.

De acordo com o Delegado Ulisses Gabriel, que coordena as investigações juntamente com o Delegado Márcio Campos Neves, foram instaurados ainda dois novos inquéritos: um para apurar o crime de usura pecuniária e outro por lavagem de dinheiro.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo