Meio Ambiente

Terrenos abandonados podem causar riscos à saúde e à segurança

Terrenos abandonados podem causar riscos à saúde e à segurança
MARCIANO BORTOLIN / PMMF

Fundação do Meio Ambiente de Morro da Fumaça ressalta os cuidados que devem ser tomados.

A chegada do verão eleva o surgimento de animais na área urbana das cidades. Devido a isso, a Fundação do Meio Ambiente de Morro da Fumaça (Fumaf), alerta para os cuidados que devem ser tomados.

A diretora superintendente do órgão, Silvia Roseng, destaca que terrenos abandonados podem causar riscos à saúde e à segurança da população. “Isso ocorre devido ao aparecimento de répteis, como cobras e lagartos. Naturalmente, com o calor desta época do ano, esses animais podem ser facilmente vistos no ambiente urbano e próximo às residências, já que com as temperaturas, os animais deixam suas tocas, buscam alimento e se preparam para a época reprodutiva”, diz.

Silvia também orienta as pessoas no caso de encontrar um animal destes. “É importante isolar o local e manter distância. Também é necessário um cuidado especial e estar atento na travessia de vias. Ressaltamos que é considerado crime ambiental matar animais silvestres, exceto em casos de ameaça a vida de pessoas. Caso seja visto algum desses animais, nunca tente matar e comunique o Corpo de Bombeiros ou o órgão ambiental do município”, enfatiza.

O contato da Fumaf é o 3434-4497.

Cuidados para evitar a entrada desses animais em casa:

  • Não acumular materiais e lixo perto de casa;
  • Manter a higiene da residência;
  • Manter a grama sempre cortada;
  • Verificar calçados, bolsas e outros objetos antes de usá-los;
  • Não deixar veículos abertos.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo