Geral

A história de superação de quem enxerga de outra maneira

A história de superação de quem enxerga de outra maneira

A deficiência visual é lembrada hoje, 13 de dezembro, com o intuito de quebrar preconceitos e levantar discussões sobre as dificuldades em relação a acessibilidade. É fundamental que todos percebam que os deficientes visuais podem realizar praticamente todas as atividades que uma pessoa sem esse problema realiza.

Estudar e trabalhar, por exemplo, não são empecilhos para uma pessoa cega, que, inclusive, deve ser encorajada e estimulada a realizar essas atividades. A fumacense Náthaly Campos, de 17 anos, nasceu prematura e o oxigênio da incubadora secou o líquido da retina. Os médicos demoraram para descobrir, e isso diminuiu muito as chances de sucesso em uma eventual cirurgia, como consequência, ela perdeu a visão.

Para superar os desafios a jovem conta com apoio total da família. “Eu tenho uma família maravilhosa que sempre esteve comigo para tudo que precisei, seja na escola, ou em qualquer outro meio”, ressalta Náthaly.

Na escola, o apoio de professores e colegas também fizeram a diferença. “Todos sempre fizeram o máximo para me fornecer o melhor atendimento possível. Por um tempo eu fazia aulas de braille no contra turno, em Criciúma. Quando estudava em escola municipal, tinha direito a uma segunda professora que me auxiliava nas atividades, porém, na escola estadual deficientes visuais não tem esse direito. Mas, com a ajuda de professores e colegas consegui concluir o terceiro ano e farei a formatura no próximo sábado”, conta.

Náthaly ainda conta que a evolução das tecnologias tem ajudado muito. “Geralmente faço atividades oralmente, apesar de saber o braile, esse modo nunca foi o meu preferido. Mas, agora com a tecnologia tudo ficou mais fácil, posso pesquisar, fazer trabalhos e praticamente tudo que qualquer um pode fazer”.

Maior desafio é a mobilidade

O direito de acesso ao meio físico da cidade, sobretudo para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, está assegurado na Constituição Federal Brasileira, no entanto, o que se constata, é a existência de inúmeras barreiras físicas que impedem que essas pessoas usufruam desse direito fundamental.

Nas novas pavimentações das ruas é exigido que se façam os acessos incluindo piso tátil, contudo, em algumas situações postes e bueiros ficam no meio da passagem e o piso tátil não é colocado corretamente. Em Morro da Fumaça é comum encontrar vias públicas, calçadas e acessos no comércio com falta de segurança para pessoas com deficiência visual.

Caminhando pelas ruas do bairro Naspolini onde a jovem mora, ela conta que está fazendo aulas de bengala e que sempre anda acompanhada. “São poucas as ruas que tem piso tátil e a falta de acessibilidade é um obstáculo recorrente no dia a dia. Já pude perceber tampas de bueiro fora do nível da calçada, cestas de lixo, galhos de árvores e orelhões no alto onde podemos bater com a cabeça, sem falar que atravessar ruas é ainda mais complicado”, pontua.

“Gostaria de uma cidade mais acessível, onde pudéssemos sair na rua e andar tranquilamente, sem precisar correr riscos desnecessários. Isso é direito de todo cidadão”, finaliza a jovem.

Angela Barbara Pereira

A história de superação de quem enxerga de outra maneira A história de superação de quem enxerga de outra maneira

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo