Geral

Dia da Gula: vencer a compulsão alimentar é um desafio diário

Dia da Gula: vencer a compulsão alimentar é um desafio diário
Gabriela Recco

A história da empreendedora, Greice Kelli Felisberto, de Morro da Fumaça, envolve desejo de mudança, autoconfiança e disciplina.

Hoje, 26 de janeiro, é comemorado o Dia da Gula. A data marca também uma importante lembrança dos perigos de uma alimentação desenfreada. É importante estar atento ao grave distúrbio alimentar que acomete pessoas que consomem em excesso alimentos.

A compulsão alimentar está em consumir grandes quantidades de comida de uma vez com frequência e sentir que o comportamento alimentar está fora de controle, explica a nutricionista Vanessa Zanatta. “A compulsão não vem somente de pessoas que possuem excesso de peso, um exemplo é o caso da paciente Greice Kelli Felisberto, que chegou com várias queixas e, dentre elas, relacionamos a compulsão por doce que administramos até hoje da melhor forma para que ela conseguisse chegar ao seu objetivo”, destaca a profissional.

A história de superação da Greice começou quando ela percebeu que já não se reconhecia mais emocionalmente e o seu corpo físico. Vinha sofrendo com problemas de saúde devido a uma alimentação desregrada e compulsiva.

“Nunca tive pré-disposição a engordar, mas perdia o controle e descontava todo o estresse, preocupação e ansiedade na comida. Tinha a necessidade de sempre estar mastigando, seja uma bala ou um chocolate. Foi quando percebi que não sentia fome, mas necessidade em estar sempre comendo. Fui ganhando peso e me sentia cada vez mais cansada e acomodada”, relembra Greice.

Cansaço, dores nas pernas, desânimo, sem vontade para se movimentar e sair de casa faziam parte do ciclo vicioso em que a comida se tornava uma válvula de escape para as emoções e ansiedades. “Não era mais eu. Me sentia irreconhecível. Gostava apenas de comer, inventar receitas apetitosas e assistir muitas séries e filmes até madrugada. Meu hobby era esse apenas. Comecei me isolar de pessoas”, conta.

Aos 23 anos, empreendedora, Greice hoje tem uma vida mais equilibrada com a alimentação, além de uma rotina de exercícios físicos e com o tempo, os resultados começaram a aparecer. “Eu pesava 68kg com 1,57m de altura, não correspondia a minha estatura. Com a mudança na alimentação cheguei a 49kg, e, atualmente, estou com 53kg porque estou no processo de ganho de massa muscular”, explica.

Reeducação Alimentar

A reeducação alimentar contou com a ajuda da nutricionista e uma psicóloga. “Eu não me amava mais, não me sentia mais linda. Precisava recomeçar e para isso procurei ajuda de profissionais. Também fui em busca de um esporte para me adaptar, foi quando me apaixonei pela modalidade do crossfit. Com esse time e muito incentivo, ganhei forças para lutar contra a compulsão alimentar”, coloca.

No começo foram muitas dores de cabeça e estresses, mas Greice aos poucos foi compreendendo que fazia parte da mudança dos hábitos. “Eu entendi uma coisa, você pode ter resultados ou desculpas, mas, nunca os dois. Repetia essa frase sempre para mim mesma”, enfatiza ela que também contou com o apoio do marido neste processo.

A nutricionista explica que Greice passou inicialmente pelo processo de emagrecimento e prática exercício físico intenso. “Em seguida passamos para um próximo nível, que é a definição corporal: o ganho de massa muscular e a perda de gordura corporal para um corpo mais escultural. Priorizamos a massa muscular para a força que ela precisa para os treinos intensos, a leveza da perda de gordura para as competições e a recuperação muscular para evitar a perda da mesma”.

Depois de três anos, Greice melhorou a saúde, ganhou disposição e autoconfiança, além disso, passou a ver a comida de uma maneira mais positiva. “Hoje me sinto realizada, tenho autoestima, me amo como nunca, consigo ter autocontrole, não sinto mais necessidade de estar sempre comendo. Sou extremamente ativa com cerca de seis a nove treinos semanais, treinando mais de uma vez ao dia, sempre organizando as marmitas pesadinhas. Sinto prazer em alimentos saudáveis e naturais, meu paladar mudou completamente, minha saúde está melhor. Sou rápida e habilidosa nas minhas tarefas diárias sempre com disposição”, finaliza Greice.

Topo