Meio Ambiente

Fundação Municipal do Meio Ambiente orienta substituição da “Bisnagueira”

Fundação Municipal do Meio Ambiente orienta substituição da “Bisnagueira”
Por Gabriela Recco

Uma espécie de árvore que embeleza, porém, é mortífera para abelhas, pássaros e outros insetos, localizada em alguns espaços públicos em Morro da Fumaça deverá ser retirada em breve. Trata-se da árvore Spathodea campanulata, também conhecida como Espatódea, Bisnagueira, Tulipeira-do-Gabão, Xixi-de-Macaco ou Chama-da-Floresta  que teve sua proibição decretada pelo Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, conforme a Lei Estadual nº 17.694, que proíbe a produção de mudas e o plantio desta árvore em todo território catarinense. O descumprimento da Lei sujeitará o infrator ao pagamento de multa, no valor de R$ 1 mil por planta ou muda produzida, a ser aplicada em dobro no caso de reincidência.

A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Morro da Fumaça/FUMAF tomou conhecimento da existência desta espécie, que é considerada exótica e invasora, através da denúncia de um morador. “Foi muito importante este contato, pois nos ajuda a encontrar as árvores na cidade e assim tomar as devidas providências diante da lei estadual sobre os cortes das mesmas”, explica o diretor superintendente da FUMAF, Natan Felipe Souza.

Após um levantamento feito pela equipe da FUMAF foram encontrados, até o momento, 12 árvores no centro da cidade. “Encontramos na praça do Ginásio de Esportes Jorge Silva e em frente a Escola de Educação Básica Princesa Isabel. Já orientamos também a Secretaria de Infraestrutura, para realizar a substituição destas árvores por espécies vegetais nativas”, aponta a bióloga Priscila Ikeda Ushimaru.

A bióloga ainda enfatiza que as abelhas têm uma função ecológica importante no meio ambiente. “As nossas abelhas nativas, sem ferrão, são responsáveis pela polinização de até 90% da população vegetal e elas são as maiores vítimas desta planta. Sabemos que estas árvores propiciam sombra e flores vistosas, mas elas deverão ser substituídas por espécies nativas que irão cumprir com as suas funções ecológicas no meio ambiente”, finaliza.

Em caso das Bisnagueiras que estão plantadas em propriedade particular, os moradores serão orientados para realizar o Requerimento de Autorização de Corte e também incentivados para a troca da árvore. A FUMAF irá disponibilizar as mudas vegetais nativas indicadas para arborização urbana para serem plantadas no local.

A FUMAF está a disposição da população para informações adicionais ou esclarecimentos através dos contatos: 3434-4497, (48) 99101-2769 (WhatsApp) ou pelos e-mails fumaf@morrodafumaca.sc.gov.br e biologia@morrodafumaca.sc.gov.br.

Fundação Municipal do Meio Ambiente orienta substituição da “Bisnagueira”

 

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo