Especial

ESPECIAL: Medicamentos emagrecedores podem levar à morte

ESPECIAL: Medicamentos emagrecedores podem levar à morte
Gabriela Recco / Foto de Karolina Grabowska – Pexels

A primeira matéria do Especial: Os impactos da pressão estética sobre a autoestima das mulheres, vai abordar sobre medicamentos emagrecedores. Um alerta com a nutricionista Vanessa Zanatta.

A nutricionista Vanessa Zanatta que há quatro anos atende em Morro da Fumaça, conta que muitas mulheres acabam se sentindo pressionadas em busca do corpo idealizado na internet. “A maioria das pessoas que buscam o atendimento nutricional quer melhorar a estética pela baixa autoestima. A grande parte é para emagrecimento”, frisa.

Ela alerta que nenhum medicamento, mesmo que manipulado, não deve ser utilizado sem acompanhamento de um profissional especializado. “O uso de medicações deve ser avaliado e indicado por um profissional responsável e especializado, por alterações hormonais, emocionais ou por alguma disfunção no organismo. Medicamentos confiáveis devem ser registrados ou com ativos permitidos pela Anvisa”, pontua.

“O uso excessivo, errado e desorientado de qualquer chá ou medicamento pode potencializar problemas renais e levar a óbito. Além de efeitos colaterais como náuseas, vômitos, diarreias, dores musculares, impactos psicológicos e muitos outros fisiológicos”, previne a nutricionista.

Em um mundo de alterações e efeitos especiais em redes sociais e intervenções cirúrgicas, Vanessa ressalta que primeiro de tudo é a importância de mostrar o que é verdade e o que é mentira. “Analiso todos os problemas que estão gerando uma ansiedade e um estresse, levando o paciente para a compulsão alimentar. É preciso ter empatia, olhar o paciente no geral, carreira profissional, família, filhos, ansiedade, e orientar da melhor maneira e encaminhar para cada profissional responsável”, coloca.

O ideal é uma mudança de hábitos com orientação profissional. Muitos problemas de saúde começam a aparecer nas tentativas absurdas para perder peso, levando a consequências drásticas de alteração do corpo. “Para as mulheres que lutam contra a balança, contra a baixa autoestima e contra doenças, o tratamento nutricional é uma das soluções”, pontua.

Para Vanessa, é fundamental resolver o problema psicológico, as doenças e deficiências para depois focar em uma dieta. “Ser sincero no que vai mudar. Fazer uma dieta prazerosa, prática e funcional para o paciente. Fazer com que a pessoa entenda da mudança de vida, de ter uma autoestima elevada e qualidade de vida”, finaliza a nutricionista.

ESPECIAL: Medicamentos emagrecedores podem levar à morte

Vanessa Zanatta, nutricionista.

 

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo