Educação

Capacitação dos profissionais da educação traz curso sobre Autismo

Capacitação dos profissionais da educação traz curso sobre Autismo
Gabriela Recco

O ano letivo de 2022 da Rede Municipal de Ensino terá início na próxima segunda-feira (14). Atualmente estão matriculados em torno de 2.800 alunos em sete escolas e cinco centros de educação infantil. Durante esta semana, os profissionais da Secretaria do Sistema de Educação participaram de capacitações e uma série de atividades.

De acordo com a secretária de Educação, Greicy Salvador Zaccaron, foi uma semana repleta de conhecimentos. “Foram encontros importantes de aprendizados, além de preparação para acolher nossos alunos”, pontua.

O primeiro encontro aconteceu na segunda-feira (7) com as boas-vindas aos profissionais e no decorrer da semana aconteceram as capacitações. “Nossos professores também precisam ter este acolhimento, precisam ser valorizados”, destaca a secretária.

Em parceria com o Grupo de Apoio Educacional Autismos, faculdade Uniasselvi e a Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autista/ONDA, Greicy destaca a formação do curso “Autismos Presentes”. “Ao todo, serão seis encontros que abordarão o tema, sendo um por mês, durante todo o primeiro semestre do ano. A intenção é sensibilizar e levar conhecimento a todos os nossos profissionais da educação”. Ela lembra ainda que a Rede Municipal de Ensino fumacense possui 32 alunos com diagnóstico de espectro autista. “Temos muitos outros casos em estudo, afinal o diagnóstico leva tempo para ser concluído”, completa.

“Esse curso é realizado por mães de autistas e está sendo levado para todo o estado de Santa Catarina. Durante o curso vamos interagindo, conversando e trocando vivencias da rede de ensino”, coloca. Em torno de 220 profissionais, entre educação infantil e ensino fundamental, participaram da capacitação. “Foi muito bom este primeiro encontro, todo mundo atento as informações com os olhos brilhando. Muitos se emocionaram porque ou tem aluno, ou alguém na família com autismo e entendemos a importância de mais informações para a convivência com eles. Percebi que eles saíram encantados”, completa.

Greicy enfatiza que o aluno autista precisar ser preparado para ir à escola. “Eles precisam de muita rotina. E a escola tem que estar preparada para isso, os profissionais precisam saber como acolher este aluno e suas famílias”, destaca. A formação conta também com a participação dos profissionais da Escola Bem Me Quer – Apae de Morro da Fumaça.

A preparação do corpo docente deste ano letivo ainda contou com outros momentos importantes. “Falamos sobre os projetos, entre eles sobre Empreendedorismo e Defesa Civil nas escolas, encontro com autora de livro de Inglês, enfim, finalizamos a semana completamente preparadas para o ano letivo”, finaliza.

Capacitação dos profissionais da educação traz curso sobre Autismo

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo