Gastronomia

Zero glúten e lactose: muito mais que uma dieta, o resgate da qualidade de vida

Zero glúten e lactose: muito mais que uma dieta, o resgate da qualidade de vida
CATARINA BORTOLOTTO / ASSESSORIA DE IMPRENSA

Adaptar as receitas para utilizar bebidas vegetais e farinhas à base de arroz traz inúmeros benefícios, principalmente aos que não podem consumir trigo e leite.

Há mais de nove anos, a agente financeira Lucimar da Silva Martins Escaravaco e a advogada Andressa Marangoni não consomem produtos que possuam leite ou trigo em sua composição. No passado, ambas sofriam muito ao ingerir alimentos com glúten e lactose e, por isso, se privavam de muitos momentos importantes, tanto em família, quanto com amigos.

No entanto, ao começarem a consumir farinhas e bebidas vegetais de arroz, grande parte da qualidade de suas vidas foi retomada, uma vez que os produtos à base do cereal proporcionam uma alimentação normal, apenas com alguns ajustes na hora de reproduzir algumas receitas.

E foi justamente nesse momento de mudança que as amigas conheceram a RisoVita – marca de saudabilidade da Fumacense Alimentos. “Nós utilizamos os produtos desde o lançamento. No começo errávamos algumas receitas, mas hoje fazemos tudo de olhos fechados. Depois de alguns testes, trocas de experiência e dicas com outras pessoas que também consomem esses produtos é como se estivéssemos fazendo com ingredientes tradicionais. Tudo é uma questão de adaptação”, conta Lucimar.

A vasta opção de sabores, no caso das bebidas vegetais à base de arroz, facilita seus diversos usos na cozinha – diferentemente quando provenientes de outros alimentos. No caso da versão original, por exemplo, o recomendado é utilizar em receitas, pois não deixa nenhum residual. “Eu nunca fui de tomar café com leite, mas com a RisoVita tenho utilizado café solúvel e misturado com o líquido no sabor coco, a combinação fica melhor que a tradicional”, completa Andressa.

Mudanças no corpo e na saúde

Ao escolher essa categoria de produtos, quando alinhada à uma alimentação rica em nutrientes e equilibrada, as mudanças no corpo e na saúde são notórias, segundo Lucimar e Andressa.

Para se ter uma ideia, a advogada possui a síndrome do intestino irritável e a troca pelos alimentos melhorou, não somente esse problema, mas a pele – que apresenta menos acne –, o inchaço, a dor no estômago e a ansiedade, bem como a rinite e a sinusite.

“Até o peso ficou mais fácil de controlar. Mas nada é de uma hora para a outra, precisa seguir com certo rigor a dieta. Hoje, qualquer passo que eu dou fora da linha, já sinto uma mudança no corpo. Depois de todos esses anos consumindo RisoVita, consigo ver claramente o bem que ela faz a saúde”, completa a amiga Lucimar.

A tendência

Como uma tendência nos últimos anos, que se fortaleceu ainda mais durante o período da pandemia, as pessoas passaram a se preocupar ainda mais com a sua alimentação e, consequentemente, com os produtos que colocam dentro do carrinho de compras nos supermercados. Neste cenário, em uma busca constante por mais saúde e qualidade de vida – tanto a curto, quanto a médio e longo prazo –, principalmente quem não pode consumir trigo e leite tem encontrado, em produtos à base de arroz, um substituto que não deixa a desejar em nenhum aspecto.

Com alimentos Clean Label e Plant-Based, além de hipoalergênicos e veganos, a RisoVita – marca de saudabilidade da Fumacense Alimentos – tem ganhado cada vez mais mercado no Brasil, oferecendo aos seus consumidores uma gama de farinhas, misturas e bebidas com diferentes sabores à base do cereal.

“Indicada para pessoas com intolerância a glúten e a lactose, bem como alergia à proteína do leite de vaca (APLV), as bebidas vegetais ajudam na substituição do leite integral. Já as farinhas, por não deixarem residual, têm uma versatilidade enorme na cozinha, possibilitando o uso em uma infinidade de receitas, doces ou salgadas”, explica o gerente nacional comercial da RisoVita, Jorge Amaral.

Sobre a RisoVita

Fruto da inovação e diversificação, a RisoVita surgiu no ano de 2014 por conta da grande visão de futuro e vasta experiência no beneficiamento e produção de arroz da empresa Fumacense Alimentos. Aliada à tecnologia europeia de ponta e equipamentos modernos, a marca tornou-se pioneira na América Latina com o início da produção de bebidas vegetais à base de arroz.

Com produtos nacionais e de excelente qualidade, os alimentos são produzidos a partir dos grãos deste cereal. Devido a crescente procura por alimentação saudável, a RisoVita aumentou seu mix de produtos e hoje encontram-se disponíveis as bebidas vegetais líquidas e em pó, farinhas de arroz e misturas para pães e bolos.

Em 2021, com o intuito de oferecer um produto ainda mais saudável para seus consumidores, a RisoVita lançou a sua primeira linha orgânica. Os primeiros produtos disponibilizados nas prateleiras dos supermercados foram a farinha de arroz e a bebida vegetal à base de arroz nos sabores original e de coco. Os novos alimentos não possuem nenhum aditivo químico, encaixando-os perfeitamente na categoria Clean Label e Plant-Based.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo