Gastronomia

Vindima Goethe 2020: Mais qualidade nas uvas e novidades na programação

Vindima Goethe 2020: Mais qualidade nas uvas e novidades na programação
ELIANA MACCARI / ASSESSORIA

Eles vêm conquistando, aos poucos, os consumidores brasileiros e apreciadores especialmente de vinhos brancos, frisantes e espumantes. Refrescantes e aromáticos, os típicos produtos feitos com a rara variedade de uva Goethe, exclusivos da região Sul de Santa Catarina, continuam ganhando o Brasil, principalmente em estados como São Paulo e Rio de Janeiro. Esta trajetória atual percorre um caminho repleto de história e reconhecimento.

Há 75 anos, o ex-presidente do Brasil, Getúlio Vargas, era um grande apreciador dos conhecidos “vinhos brancos de Urussanga”, reconhecidos com medalhas nacionais e internacionais, e implantou na cidade uma subestação de Enologia vinculada ao Ministério da Agricultura, na época, em 1942. Segundo o historiador Sérgio Maestrelli, o vinho Goethe era servido nas recepções diplomáticas no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, então sede do Governo Federal, no Jóquei Clube do Rio e nas recepções oficiais do Copacabana Palace.

Esta história de sucesso continua sendo comemorada na cidade de Urussanga com a realização da Vindima Goethe, a celebração que evidencia a colheita da uva. Em 2020, o evento chega a 12ª edição e acontecerá de 17 de janeiro a 2 de fevereiro. As condições climáticas, segundo a Epagri de Urussanga, favorecem a boa maturação das uvas e devem contribuir na qualidade.

Além de ser estendida por três finais de semana, outra novidade na programação será as ações exclusivas dentro das vinícolas. As experiências singulares contemplam colheita nos parreirais, ritual tradicional da pisa das uvas com os pés, passeios na colônia, oficinas, venda de artesanatos e produtos coloniais, exposições e manifestações artísticas, entre outras atividades.

A 12ª Vindima Goethe, em 2020, será uma realização da Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) em parceria com a Prefeitura de Urussanga, por meio do Departamento de Cultura e Turismo, e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

VALES DA UVA GOETHE

O território Vales da Uva Goethe compreende os municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Treze de Maio, Orleans, Nova Veneza e Içara. A Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) reúne a cadeia produtiva com o objetivo de elevar a imagem deste produto distinto e raro a fim de preservar, por meio do cultivo desta tradição feito por pequenos produtores, a identidade e cultura de descendentes de italianos no sul de Santa Catarina através da vinificação e harmonização com a gastronomia típica local. As vinícolas associadas à ProGoethe são Casa Del Nonno, De Noni, Quarezemin, Trevisol e Vigna Mazon.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo