Geral

Serviço de Inspeção Municipal garante qualidade dos produtos de origem animal

Serviço de Inspeção Municipal garante qualidade dos produtos de origem animal
MARCIANO BORTOLIN / PMMF

Selo, conquistado por produtores, dá segurança e oportuniza ampliação do mercado.

Há dois anos, os fumacenses Graziela Benincá da Silva Cizescki e Gesiel Cizescki tiveram a ideia de deixar o cultivo do fumo e iniciar a comercialização de ovos caipiras de galinhas criadas soltas. A vontade se tornou realidade com o apoio da Epagri e do Departamento de Agricultura de Morro da Fumaça, surgindo assim os Ovos Caipiras Da Nona.

Com a propriedade localizada à margens da Rodovia Tranquilo Sartor, há três meses o casal buscou dar mais um passo: ir em busca do selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), possibilitando assim um produto com ainda mais qualidade e ampliação do mercado. “Buscamos o SIM para regularização do nosso negócio para podermos comercializar e tivemos muito apoio do município desde a Epagri ao Departamento de Agricultura. E não posso esquecer da veterinária Mariana que sempre esteve à disposição para tirar nossas dúvidas e também o Saulo, veterinário responsável da cooperativa”, destaca Graziela.

Através da cooperativa Cooper Morro da Fumaça, que a produtora diz dar grande apoio, eles também comercializam para a merenda escolar do município e também para fruteiras e mercados. “Trabalhamos com um produto diferenciado, um ovo caipira e para isso seguimos uma norma da ABNT que visa o bem estar animal desde a ração até estarem soltas em piquetes”, fala.

 

Serviço de inspeção

 A médica veterinária do Departamento de Agricultura, Mariana Feltrin Canever, ressalta que para garantir a qualidade dos produtos de origem animal, o Brasil possui três tipos de serviço de inspeção: o Serviço de Inspeção Federal (SIF), o Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e o Serviço de Inspeção Municipal (SIM). ” No serviço de Inspeção Municipal, quem fiscaliza os estabelecimentos são os médicos veterinários vinculados ao Departamento de Agricultura, que possuem formação para tal, e o produto pode ser vendido em Morro da Fumaça e atualmente nos municípios consorciados ao CIM-AMREC. O SIM existe em Morro da Fumaça há alguns anos, porém na área de produção de ovos não tinha nenhum estabelecimento registrado”, relata.

Mariana lembra que há três meses os proprietários da Ovos Caipira Da Nona procuraram a prefeitura para dar o encaminhamento e legalizar a comercialização dos ovos. “Então foi buscado junto à cooperativa apoio para a contratação de um médico veterinário responsável técnico, que passa todas as instruções para construção do estabelecimento e manejo de produção destes ovos, e com o Serviço de Inspeção Municipal trabalhando em conjunto, fazendo a inspeção e registro do estabelecimento e dos produtos, para que se obtenha a garantia de que este alimento não cause prejuízos à saúde do consumidor”, explica.

O prefeito Noi Coral salienta que o consumo de alimentos inspecionados atestam aos consumidores que os produtos são adequados ao consumo humano. “Eles não apresentam riscos à saúde, além de atenderem a padrões técnicos de identidade e qualidade e a legislação vigente. Junto com as ações de inspeção de produtos de origem animal, o SIM também atua em conjunto com outros órgãos promovendo assim atividades de educação sanitária e combate a clandestinidade”, pontua.

Novas oportunidades

Para conquistar o SIM, os produtores precisam fazer algumas adequações e com selo eles podem comercializar também nas outras cidades da região. “O registro deste estabelecimento no SIM traz para nossos agricultores uma nova oportunidade, tanto para os mais jovens que estão iniciando o trabalho no campo, quanto para aqueles que desejam diversificar suas fontes de renda”, comenta a diretora de Serviços Rurais, Patrícia Coral.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo