Geral

“Sem os investimentos do Samae provavelmente já estaria faltando água”, afirma Sorato

“Sem os investimentos do Samae provavelmente já estaria faltando água”, afirma Sorato
GABRIELA RECCO

A estiagem que atinge Santa Catarina desde o ano passado está em seu momento mais delicado. Em Morro da Fumaça, desde dezembro o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae) está monitorando o nível dos rios de captação juntamente com a Defesa Civil. As condições climáticas também são acompanhadas em conjunto com a Epagri/Ciram.

“Estamos em um momento de alerta, e reforçamos o pedido para que a população faça o uso racional e consciente da água. Evitem lavar carros e calçadas, que os banhos sejam curtos e as torneiras fechadas. O fenômeno “La Niña” trouxe esse período de estiagem preocupante”, explica o diretor do Samae, engenheiro Rogério Sorato.

Nenhuma família sem água

Desde o início da seca prolongada, muitos poços no interior do município secaram e as famílias já estão usando água do sistema público. Ao todo, foram ampliados mais de cinco quilômetros de rede para atender os fumacenses.

“Graças aos investimentos de mais de R$ 1 milhão realizado no ano anterior, até o momento não temos nenhuma família atendida pelo Samae sem água. Sem dúvida alguma o Governo Municipal fez a municipalização do sistema de água em momento extremamente correto, pois além da pandemia poderíamos estar sem água na cidade desde dezembro”, afirma Sorato.

“Sem os investimentos do Samae provavelmente já estaria faltando água”, afirma Sorato

Transposição com caminhão pipa

O Samae terminou há poucos dias a execução de um projeto de reutilização da água que era utilizada para lavar a Estação de Tratamento (ETA) e descartada. Com o tratamento em circuito fechado ela é reenviada para abastecimento.

“Já estamos fazendo a transposição com caminhão pipa de água de outro rio para complementar o abastecimento da ETA. Caso não chova nos próximos dias teremos que parar de molhar as estradas e utilizar os caminhões pipa para fazer a transposição de água para não fazermos racionamento”, alerta o diretor do Samae.

Novos poços

Ao mesmo tempo, o Samae trabalha desde novembro do ano passado no projeto de captação de água subterrânea. Uma empresa está fazendo os estudos técnicos de geologia e a licitação será encaminhada para perfuração de seis poços artesianos nos próximos dias. Municípios da região sul como Urussanga, Cocal do sul, Orleans, São Ludgero, Meleiro, Morro Grande, Sangão, dentre outros, já estão fazendo o racionamento em alguns locais.

“Iremos continuar trabalhando 24h por dia, sem parar os investimentos, continuando um trabalho técnico e de responsabilidade para que nenhuma família fique sem água na cidade. O Samae foi criado pelo Governo Municipal para possibilitar o desenvolvimento e a melhora da qualidade de vida das pessoas e com a ajuda de todos vamos conseguir”, finaliza Sorato.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo