Meio Ambiente

Sacolas e copos plásticos são os lixos mais comuns na beira mar da Esplanada

Sacolas e copos plásticos são os lixos mais comuns na beira mar da Esplanada
Por Gabriela Recco

De férias na praia da Esplanada, em Jaguaruna, a voluntária e Embaixadora do Projeto Route Brasil, Mara Jane Saccon, ficou surpresa com a quantidade de lixo espalhado pela orla. Ela conta que carrega sempre sacolinhas como um acessório durante suas caminhadas pelas praias que visita, e recolhe o lixo. “O que mais me chamou atenção aqui foi a grande quantidade de sacolas e copos plásticos jogados no chão. Em outros lugares que faço essa limpeza, tem muito canudinho, palitos de picolé e as vezes latinha e plásticos aleatórios”, comentou a voluntária.

Acompanhada de um grupo de amigas na coleta, ela fez a triagem do lixo coletado e entre os resíduos encontrados estão: garrafa pet, lata de cerveja, caixa de cigarro, luvas, tampas, canudos, bituca, papel de balas, além de camisetas, chinelos, luvas e plástico de várias origens. Mara Jane vem estudando a possibilidade de realizar um movimento maior nos próximos verões. “A minha vontade era despejar todo esse lixo na entrada da praia e esperar a reação das pessoas a prestar atenção em suas atitudes ambientais”, conta.

Desde pequena Mara Jane tem uma ligação forte com a natureza. “Eu carrego comigo essa preocupação de cuidar da natureza desde a vivência com os meus avós que trabalhavam na roça e com meus pais que gostavam de plantar as mais variadas espécies de plantas e árvores. Me preocupo com futuro das nossas praias e do mundo que vamos deixar para as gerações futuras”.

O que é o Projeto Route Brasil

O Projeto Route Brasil é uma organização fundada em Florianópolis/SC por surfistas, que tem como objetivo ser uma rota de referência nacional e internacional em soluções que minimizem o impacto do consumo humano nas praias, rios e mares, atuando em dez estados brasileiros. Criado em 2011, a Route atua no Brasil e em oito países pelo mundo trabalhando para diminuir o impacto do descarte incorreto de resíduos sólidos.

“Na viagem ao Haiti que fiz no mês passado, tive dois momentos bem importantes através da Route Brasil em parceria com a Volunteers Vactions.  O trabalho incluiu capacitação dos professores e entrega de um manual “RECICLART – Manual para criação de brinquedos com lixo reciclável” escrito por mim e traduzido para o francês, que é a língua local, pela voluntária Isabela”, conta a embaixadora.

Ela explica que junto com as crianças foi produzido uma das brincadeiras do manual, o boliche com números para aprender matemática e com letras para os dias da semana. “Antes da brincadeira, junto com os adolescentes, foi realizado uma limpeza no local e orientamos sobre o que dever ser colocado no lixo comum e no reciclado. A diferença do que é reciclável e o que é orgânico.  O que foi coletado de material virou a bola usada na brincadeira do boliche. Também teve capacitação com oficina para os professores das escolas visitadas”.

Ainda foi explicado aos alunos, tanto as crianças como aos adolescentes a importância do descarte correto do lixo para não contaminar a água dos poços artesianos, dos oceanos e da terra, pois é preciso água potável e da terra própria para o plantio, tudo conectado com a saúde.

“O futuro está em nossa mãos e juntos podemos fazer a diferença. Programe melhor as suas compras. Descarte seu lixo corretamente. Reutilize e se acostume com a coleta seletiva. Pequenas mudanças, grandes diferenças. Vamos unidos lutar por um mundo melhor?”, finaliza Mara Jane.

Fotos: Anderson Stevens

Sacolas e copos plásticos são os lixos mais comuns na beira mar da Esplanada Sacolas e copos plásticos são os lixos mais comuns na beira mar da Esplanada Sacolas e copos plásticos são os lixos mais comuns na beira mar da Esplanada Sacolas e copos plásticos são os lixos mais comuns na beira mar da Esplanada Sacolas e copos plásticos são os lixos mais comuns na beira mar da Esplanada Sacolas e copos plásticos são os lixos mais comuns na beira mar da Esplanada Sacolas e copos plásticos são os lixos mais comuns na beira mar da Esplanada Sacolas e copos plásticos são os lixos mais comuns na beira mar da Esplanada Sacolas e copos plásticos são os lixos mais comuns na beira mar da Esplanada Sacolas e copos plásticos são os lixos mais comuns na beira mar da Esplanada

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo