Meio Ambiente

Resultado positivo da Semana do Meio Ambiente traz novos planos para a Fumaf

Resultado positivo da Semana do Meio Ambiente traz novos planos para a Fumaf
Beatriz Coan / PMMF

Alta participação da comunidade superou as expectativas.

Ao longo da última semana, entre segunda-feira (5) e sábado (10), o Governo de Morro da Fumaça, por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Morro da Fumaça (Fumaf), promoveu a Semana do Meio Ambiente. O evento contou com diversas ações e com a participação ativa da comunidade, que surpreendeu os organizadores.

Conforme a diretora superintendente da Fumaf, a engenheira ambiental Silvia Sartor Roseng, o resultado estimulou a equipe que já pensa em novas propostas de ações. “Ficamos muito felizes com a grande presença dos moradores. Vimos que eles pararam sua rotina para pensar e cuidar do meio ambiente, seja pelo bem-estar animal ou pela busca em deixar a cidade mais arborizada. A partir desse resultado positivo, estamos pensando em novas ações e oficinas que poderemos oferecer à população ao longo do ano”, revela.

Semana do Meio Ambiente em números

A campanha iniciou no Dia Mundial do Meio Ambiente com uma ação em frente a Casa da Nonna, onde foi realizada a conscientização da importância da reciclagem de resíduos e também doações de mudas de árvores e flores nativas. Neste dia, além das doações feitas no local, a equipe da Fumaf também doou plantas para duas escolas e outros solicitantes, totalizando cerca de 100 doações somente na segunda-feira.

Ainda no primeiro dia da campanha, dois membros da Fumaf participaram de uma capacitação do Comitê da Bacia do Rio Urussanga sobre monitoramento hidrológico e eventos críticos. E foi aberto espaço para entrega de embalagem de agrotóxicos na empresa Auriverde, que seguiu assim até o final da semana, reunindo dois big bags cheios, de um metro quadrado cada.

Na terça-feira (6), as ações foram voltadas às crianças do município. Neste dia, os alunos do 3º e 4º da Escola Olívio Recco ajudaram no cuidado do meio ambiente. Eles aprenderam com a equipe da Fumaf e da Epagri sobre a importância das árvores e como elas devem ser plantadas. Após a explicação, os estudantes auxiliaram no plantio de 50 mudas de árvores nativas em uma área verde do bairro Maccari.

Ainda neste mesmo dia, mais de 25 crianças do Programa Fumacense de Assistência Social (Profas) fizeram uma saída a campo e visitaram exposições na Unesc. Durante o passeio, eles aprenderam mais sobre os impactos ambientais e os animais.

A véspera de feriado, quarta-feira (7), foi voltada ao plantio para consumo. Durante a manhã, a equipe da autarquia realizou a implantação de um espaço para o cultivo de uma horta no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Já à tarde, foi lançado o programa Escola Sustentável 2023, que contará com a participação de quatro escolas municipais em ações até o final do ano.

Além disso, à noite ocorreu a oficina de Horta Orgânica em Pequenos Espaços, que contou com a participação de oito pessoas, sendo uma delas moradora de cidade vizinha que busca implementar a estrutura em uma escola.

Por fim, no sábado ocorreu a vacinação de cães e gatos, com apoio do Departamento de Agricultura, reunindo diversos moradores da cidade. Foram aplicados vermífugos e vacinas contra a raiva em 133 cachorros, 42 gatos, além de 25 pets que receberam o atendimento em casa, devido ao alto número de animais dos tutores, totalizando 200 atendimentos pelo médico veterinário da cidade.

Durante a ação de sábado, também foram doadas mais de 150 mudas de flores e árvores nativas, recolhidos resíduos recicláveis e doados animais de estimação. Ainda houve a participação da Secretaria do Sistema de Saúde, que disponibilizou e vacinou os moradores contra a gripe, do Departamento de Desenvolvimento Social, que lançou a Campanha do Agasalho durante o evento e do Departamento de Agricultura que, além de disponibilizar o médico veterinário para a ação, realizou a Feira da Agricultura Familiar.

Topo