Geral

Primeiro verão que não falta água em Morro da Fumaça

Primeiro verão que não falta água em Morro da Fumaça
GABRIELA RECCO

Com investimentos em equipamentos e bombas, o Samae de Morro da Fumaça comemora o primeiro verão sem falta d’água na cidade. Apesar do nível baixo do rio de onde é feita a captação, os reservatórios operavam com quase 80% da capacidade antes da chuva dos últimos dias.

No entanto, o diretor do Samae, engenheiro Rogério Sorato, alerta para o uso racional da água. “Estamos vivendo uma seca prolongada, e desde maio não chove com regularidade em toda a região sul do Estado. Apesar da chuva desta semana, para janeiro este cenário de seca deve continuar, então pedimos o uso racional da água. Muitos municípios da região já estão sofrendo com desabastecimento, como foi o caso de Cocal do Sul e mais recentemente Turvo”, alerta Sorato.

A última vez que o município ficou sem água foi pontualmente no dia 15 de dezembro, durante uma forte chuva onde foi danificada a rede elétrica que fornece energia na Estação de Tratamento do Rio Vargedo.

“Na virada do ano também tivemos que fazer a manutenção dos reservatórios e alguns bairros ficaram com o abastecimento interrompido momentaneamente. Antigamente tínhamos uma realidade de muitas reclamações por falta de abastecimento, e hoje isso não ocorre mais, apenas quando há vazamentos pontuais que precisam ser consertados”, coloca.

“Desde que o Samae começou a operar o sistema de água em Morro da Fumaça aumentamos a capacidade de bombeamento e tratamento com investimentos significativos”, finaliza o diretor do Samae.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo