Geral

Prefeitos e empresários buscam estratégias para atrair investidores à região

Prefeitos e empresários buscam estratégias para atrair investidores à região

Lideranças da região carbonífera se reuniram ontem na sede da Acic.

Prefeitos e vice-prefeitos da região carbonífera estiveram reunidos na noite de ontem, segunda-feira, 25, com o presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Moacir Dagostin, na sede da entidade empresarial. Na pauta, estratégias para atrair investidores para a região. Nos últimos anos, os municípios que compõem a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) cresceram abaixo da média do Estado. De 2012 a 2018, a região cresceu 71,53% enquanto o Estado 72,69%.  “Queremos buscar alternativas que possam mudar este cenário atual e de projeção da nossa economia”, pontua o secretário executivo da Amrec, Acélio Casagrande. “Chegamos a conclusão de que precisamos de um material que divulgue e “venda” a nossa região, mostrando todas as potencialidades”, acrescenta o presidente da Acic, Moacir Dagostin.

Conforme o presidente da Amrec, Hélio Cesa, o Alemão, a busca de parcerias tem sido um caminho para acelerar o desenvolvimento econômico regional. “Quando iniciamos na Amrec em 2018 sabíamos que precisávamos trabalhar a questão do desenvolvimento econômico, buscamos a parceria da Acic porque sabemos que essa união só trará bons resultados. A tão esperada infraestrutura chegou e o que precisamos agora é mostrar aos investidores o que a nossa região tem de melhor”, acrescenta o presidente da Amrec, Hélio Cesa, o Alemão.

Ainda de acordo com o empresário Édio Castanhel, diretor da Acic, a região precisa ter o apoio do Governo do Estado na busca de investidores. “Temos um governador do Sul e precisamos contar com este apoio”, coloca.

Foco na inovação

O prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon, destaca a importância de focar na vocação da região. “Precisamos saber quais os setores da nossa economia darão mais reflexo, focando numa direção certeira. A nossa indústria está defasada e políticas públicas de incentivo ao setor produtivo precisam ser criadas, especialmente, as de estímulo a inovação. Não adianta termos infraestrutura se na base não há inovação”, opina.

Dentro do tema inovação, o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, destacou a tão importante obra do Centro de Inovação de Criciúma, bandeira da Acic. “O governo precisa definir se aportará os investimentos necessários senão começaremos a buscar outros meios de viabilizar o projeto”, pontua.

Um encontro será marcado com o Governo do Estado para tratar do Centro de Inovação de Criciúma e ainda dos decretos que alteram o regulamento do ICMS, que afetarão vários setores da economia catarinense. A produção de um audiovisual, que mostre as potencialidades da região carbonífera, também será encaminhada.

Também participaram do encontro representantes das cooperativas e o Sebrae.

Deize Felisberto – Assessoria de Imprensa

Prefeitos e empresários buscam estratégias para atrair investidores à região

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo