Gastronomia

Potencial dos Vales da Uva Goethe apresentado em feira internacional

Potencial dos Vales da Uva Goethe apresentado em feira internacional
ELIANA MACCARI / FOTO HENRY GOULART

A singularidade das praias, os encantos dos campos e da serra, e a diversidade étnica de Santa Catarina são características que refletem na tradição e inovação voltadas à produção vinícola. Aspectos descobertos por enólogos, sommeliers, jornalistas e apreciadores de vinho recentemente durante a Wine South America 2019, em Bento Gonçalves (RS). O peculiar terroir esteve em evidência no stand do Sebrae Santa Catarina. Destaque para a região Vales da Uva Goethe, a primeira e única Indicação de Procedência do setor vinícola no Estado.

No evento, a variedade de uva, que carrega uma rica história no Brasil de mais de 120 anos e uma forte ligação com a imigração italiana, apresentou as particularidades brasileiras de vinhos, frisantes e espumantes leves, frescos e aromáticos. O stand chegou a receber a visita da premiada enóloga e sommelierè Cecília Aldaz, do programa “Um Brinde ao Vinho”, que apreciou os produtos Goethe e conversou com muita simplicidade com os produtores presentes. “Ela provou os vinhos e espumantes e relatou que realmente é algo diferente, descontraído e a cara do Brasil”, comenta o especialista em vinhos da vinícola Casa del Nonno, Matheus Damian.

No espaço dentro da Wine South America 2019, além da degustação dos produtos do território IP Vales da Uva Goethe, um material gráfico mostrou aos visitantes os potenciais ligados à gastronomia. A versatilidade da harmonização foi enaltecida em receitas com base na experiência de profissionais das duas áreas. “A participação pelo segundo ano consecutivo na feira foi super positiva. Muitas pessoas nos conheceram em 2018 e retornaram. Sommelieres se mostraram surpresos com a qualidade dos produtos e fatores como tipicidade e mineralidade, os quais são difíceis de conseguir em brancos, segundo eles. O objetivo de divulgar os produtos feitos com a rara uva Goethe foi atingido”, enaltece Damian.

Os produtos foram representados pelas vinícolas Casa Del Nonno, De Noni, Quarezemin, Vigna Mazon e Trevisol. A Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) reúne a cadeia produtiva com o objetivo de elevar a imagem deste produto distinto e raro a fim de preservar, por meio do cultivo desta tradição feito por pequenos produtores, a identidade e cultura de descendentes de italianos no sul de Santa Catarina através da vinificação e harmonização com a gastronomia.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo