Gastronomia

Nutricionista ensina como se alimentar sem excessos no final de ano

Nutricionista ensina como se alimentar sem excessos no final de ano

O que não falta em ceia ou almoço de Natal, ou ainda nas refeições da virada do ano, são comidas fortes e calóricas como pernil, tender, farofa, salpicão, churrasco, sem falar nas sobremesas e claro, nas bebidas alcoólicas. E como curtir as festas de fim de ano sem passar dos limites?

“O importante é fazer um detox depois para desinchar e seguir o plano alimentar novamente. Já uma pessoa que está na fase de emagrecimento é importante se conter, escolher as opções mais saudáveis da ceia e não exagerar”, destaca a nutricionista Vanessa Zanatta.

Quando você come e sente aquela sensação de que está tudo pesando no estomago? Pois é, isso já é um sinal de que você passou da conta. “Essa sensação acontece principalmente com aquelas pessoas que estão reeducando sua alimentação. O importante é comer devagar e com cautela, assim conseguimos medir quando devemos parar, pois já estamos saciados”, completa.

Os excessos acabam prejudicando alguns órgãos e causando um mal-estar, como explica a nutricionista. “Os excessos de álcool e alimentação podem afetar principalmente órgãos como o estomago, fígado e pâncreas. O estomago de quem está em uma reeducação alimentar pode pesar na hora de ingerir alimentos “diferentes”. O fígado também sofre tendo que trabalhar mais e ficando sobrecarregado, por isso é importante intercalar o álcool com água e não exagerar. Outro órgão que também é afetado é o pâncreas, responsável pela fabricação de insulina e de enzimas digestiva”, explica a nutricionista.

Para finalizar, Vanessa lembra que não é necessário se restringir na hora de comer. “O importante é ter equilíbrio e continuar normalmente o plano alimentar no próximo dia. Reduzir calorias nas refeições antecedentes as comilanças, não parar de se exercitar, e beber muita água principalmente alternando com a bebida alcóolica”.

O segredo nas festas de fim de ano não é deixar de comer, mas sim, fazer escolhas corretas para aproveitar ao máximo, sem sentir o estomago ou a consciência pesada.

Angela Barbara Pereira / Foto: Guia da Cozinha

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo