Geral

Nova subestação da Cermoful vai atender demanda crescente de energia e impulsionar investimentos

Nova subestação da Cermoful vai atender demanda crescente de energia e impulsionar investimentos
GABRIELA RECCO / FOTO: AGÊNCIA INTEGRAL

A Cermoful projeta construir uma nova subestação para garantir o fornecimento de energia elétrica com competitividade e eficiência. Ao mesmo tempo, o investimento vai possibilitar a atração de novas empresas nos municípios de sua abrangência, em especial Cocal do Sul, Morro da Fumaça e Urussanga que estão instalando áreas industriais dentro da poligonal da Cermoful.

Atualmente, a cooperativa utiliza 90% da capacidade de energia da subestação de Morro da Fumaça, e 60% da subestação de Criciúma, inaugurada em 2015. O presidente da Cermoful, Rudy Recco, tem trabalhado com planejamento e gestão junto ao Conselho de Administração e aos colaboradores da cooperativa.

“Os investimentos são necessários para que a cooperativa continue oferecendo serviços com quantidade e qualidade. Vamos construir uma nova subestação e duplicar a capacidade de oferta de energia, garantindo assim, o crescimento e desenvolvimento da nossa região. Parte dos investimentos serão realizados com recursos próprios, frutos de um grande trabalho de toda a diretoria em conjunto com os funcionários da cooperativa, que colocaram as contas em dia. A outra parte dos investimentos serão realizadas através de um financiamento junto ao BRDE”, explica Recco.

Esses investimentos serão colocados em votação na Assembleia Geral Extraordinária que acontece de forma virtual devido a pandemia da Covid-19 no dia 10 de setembro. De forma democrática, os associados da cooperativa vão traçar os rumos e os investimentos para que a Cermoful fomente o desenvolvimento da região, com a geração de emprego, mais renda e mais qualidade de vida para todos.

“Estamos com diversas ações visando o desenvolvimento econômico de Morro da Fumaça e a área industrial é uma delas. Para isso contamos também com a Cermoful. Um dos atrativos para os empreendedores é a energia barata e de boa qualidade, e nisso a cooperativa segue atuando com a sua competência e tradição”, salienta o prefeito de Morro da Fumaça, Noi Coral.

Com a nova subestação será possível comprar no mercado livre na tensão de 69KV. “Importante destacar também que a demanda de energia deverá crescer cerca de 15% mais que PIB pelos próximos 10 anos, devido à eletrificação crescente, tanto no consumo residencial quanto no industrial. Além da alta demanda, temos que lidar também com a retirada gradual dos subsídios que hoje temos na tarifa. A subestação é fundamental para que possamos entregar energia confiável e ainda mais competitiva para nossos associados”, reforça o engenheiro eletricista Adelcio Cavagnoli, responsável pelo setor na Cermoful.

Morro da Fumaça será responsável por boa parte do aumento desta demanda com a instalação da sua primeira área industrial pública nos próximos meses. Localizada às margens da Rodovia Genésio Mazon, no distrito de Estação Cocal, ela possui área de 60 mil metros quadrados. Existem também negociações avançadas para a aquisição de um novo terreno para a instalação de uma área industrial ainda maior, também na SC-445.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo