Fumacense
Geral

Nova ETA de Estação Cocal aumentará em quatro vezes distribuição de água

Prefeitura Covid-19
GABRIELA RECCO

A nova Estação de Tratamento de Água (ETA) do Distrito de Estação Cocal deverá estar em funcionando até o fim deste mês. A partir desta quinta-feira (16) começam os testes dos novos equipamentos que vão aumentar em quatro vezes a distribuição de água para a comunidade. “Foi uma superestrutura para colocar a ETA no lugar, e a partir de agora a equipe ficará monitorando e fazendo testes”, explica o engenheiro diretor do Samae de Morro da Fumaça, Rogério Sorato.

O principal problema no distrito acontecia em dias de chuva. A atual estação de tratamento não tem capacidade de “limpar” a turbidez da água, ocasionando sempre a interrupção do abastecimento. “Temos uma estrutura agora que vai durar mais de 20 anos. Vamos ainda perfurar dois poços artesianos e buscar a captação de água de outro local. A nova ETA é completamente automatizada, moderna, e uma das poucas operadas pelos Samae’s do sul do Estado”, acrescenta Sorato.

Sicredi
Costa Serviços Contábeis
Unicinco
Vanessa Zanatta
RAC Selo
Top Textil

A nova tecnologia vai possibilitar, inclusive, operar a Estação de Tratamento pelo celular. “Temos um painel eletrônico e do celular podemos ligar e desligar. A estação faz a análise a cada cinco minutos da produção de água, concentração de cloro, enfim, vai ser um case. A intenção é levar alunos da rede municipal e particular, e até mesmo de outros municípios, para conhecer essa nossa nova estrutura que vai servir de exemplo de tecnologia”, coloca o engenheiro.

Atualmente a água do centro abastece a comunidade de Linha Torrens, e a partir da operação da nova ETA a ideia é que a água seja levada diretamente de Estação Cocal. Além disso, o aumento na produção e distribuição de água vai ajudar o abastecimento no centro da cidade e outras localidades.

“Hoje, felizmente, estamos com os reservatórios cheios, sem falta de água, fruto de muitos investimentos no sistema. Graças as decisões da administração do prefeito Noi Coral e do vice-prefeito Eduardo Sartor Guollo a população recebe melhoria de qualidade de vida, sem faltar água em Morro da Fumaça”, comemora Rogério Sorato.

Nova ETA do Distrito de Estação Cocal.

Nova ETA do Distrito de Estação Cocal.

Nova ETA do Distrito de Estação Cocal.

Atual ETA do Distrito de Estação Cocal.

Atual ETA do Distrito de Estação Cocal.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cermoful
Topo