Geral

Morro da Fumaça terá Centro do Bem-Estar Animal para tratamento de cães e gatos

Morro da Fumaça terá Centro do Bem-Estar Animal para tratamento de cães e gatos
Assessoria de Imprensa PMMF

Espaço passará por reforma e adequação para realizar os atendimentos.

O Governo de Morro da Fumaça oficializou, na última semana, a reforma do espaço que possibilitará a criação do Centro do Bem-Estar Animal da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Morro da Fumaça (Fumaf). O pavilhão, localizado no bairro Industrial e pertencente ao Governo Municipal, estava sem uso após o fim de um período de concessão e, agora, foi destinado à causa animal.

Conforme o prefeito, Agenor Coral, a reforma do local deve ser finalizada ainda este ano. “Para a criação do Centro do Bem-Estar Animal será feita a reforma do local e serão construídos novos ambientes na estrutura já existente, que serão destinados como ala de recuperação dos animais. Estão sendo investidos mais de R$203 mil na obra e o resultado deve ser entregue até o final deste ano”, detalha.

Apesar da reforma ser concluída em 2023, o local passará a funcionar somente em 2024. “Mesmo com a adequação do espaço pronta nos próximos meses, ainda não será possível iniciar os atendimentos neste ano. Isso devido ao período necessário para equipar e mobiliar o local e, também, de estruturar todo o funcionamento do Centro”, explica a diretora superintendente da Fumaf, Silvia Sartor Roseng.

Para o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo, essa é uma iniciativa importante para o município. “Abraçar a causa animal é uma necessidade. Atualmente não existe recurso específico que venha para o Governo Municipal destinar ao bem-estar animal, mas acreditamos que possibilitar tratamentos de baixa complexidade aos animais é uma questão de saúde pública. Com esse serviço poderemos auxiliar no controle de zoonoses, que são doenças transmitidas dos animais para os humanos, por exemplo”, comenta.

Apesar da dificuldade, não é novidade que o Governo Municipal reconhece a necessidade de atuar na causa animal e, com o tempo, diferentes setores passaram a dar atenção à situação. “Inicialmente, os cuidados aos animais, principalmente os de rua, em Morro da Fumaça, eram realizados pela Secretaria do Sistema de Saúde com o apoio das ONGs, mas depois a Fumaf passou a abraçar a causa, em parceria com o Departamento de Agricultura, que cede o veterinário do setor para atuar nas ações”, conta a diretora superintendente.

Bem-estar animal

O Centro do Bem-Estar Animal será um local onde serão oferecidos serviços de atendimento de baixa complexidade, como cuidados com ferimentos e lesões de pele, a animais de rua e de estimação de famílias do município incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais, o CadÚnico. “Além dos tratamentos, um dos objetivos com a criação do local é possibilitar que os animais de rua sejam castrados e recuperados, pois é preciso de um espaço para o animal ficar durante o período de observação e cuidados necessários após o procedimento”, esclarece o veterinário Diego Orlando.

Silvia ressalta que o Centro não será um canil ou abrigo de cães sem donos. “É necessário pontuar que, após estudos de casos em outros municípios, é inviável a criação de um canil municipal. O espaço servirá para trazer melhores condições de saúde aos animais de rua e os de estimação de famílias do CadÚnico, controlando doenças e evitando zoonoses e a reprodução indesejada”, finaliza Silvia.

Topo