Turismo

Morro da Fumaça reúne agricultores para a criação de Rota Rural

Morro da Fumaça reúne agricultores para a criação de Rota Rural
Gustavo Milioli / PMMF

Iniciativa pretende alavancar o turismo rural no município.

A agricultura familiar faz parte da identidade de Morro da Fumaça. Além de garantir o sustento de centenas de lares, a atividade também possui um potencial para alçar novos horizontes. Para difundir a ideia da criação de uma Rota Rural no município, o Governo Municipal, em parceria com o Conselho de Turismo e a participação da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) reuniu nesta sexta-feira, 16, alguns dos agricultores fumacenses em uma palestra sobre o turismo rural.

A rota contempla a produção de queijos e vinhos coloniais, farinha de milho, frutas e flores. O intuito do encontro focou na orientação e no incentivo aos produtores rurais. “Junto com a Epagri, nós explicamos aos agricultores como funciona uma rota turística. Passamos a motivação, porque para tirarmos essa ideia do papel, o trabalho também depende deles. Cada um, dentro do seu perfil, precisa preparar o ambiente. Ver o que de melhor eles têm a oferecer e vender”, explica Rosangela Pagnan Maragno, a Danda, diretora do Departamento de Cultura do Governo de Morro da Fumaça.

A rota será ligada à gastronomia italiana. “Vamos levar o visitante a conhecer como se é produzido o queijo, o salame, colhida a uva, o morango. Também teremos a opção de restaurantes típicos e cafés coloniais”, complementa Danda. Quem mediou o encontro foi Thaise Guzzatti, professora de Educação do Campo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que apresentou cases de sucesso observados em outras cidades catarinenses.

Em ascensão

O turismo rural é uma vertente em ascensão na região, fomentando o empreendedorismo local. “Eu tenho bastante esperança de que vamos ter sucesso. Com mais visitantes conhecendo a cidade, ganham os produtores, o comércio, os restaurantes. Movimenta a economia e gera renda”, destaca o prefeito Noi Coral.

Neste ano, Morro da Fumaça ingressou pela primeira vez no Mapa do Turismo Brasileiro, colocando-se como um destino consolidado para receber repasses e emendas do Ministério do Turismo e desenvolver políticas públicas para potencializar ainda mais a atividade na cidade.

“Para termos uma economia forte, precisamos ser pujantes em diferentes setores. O turismo é um campo onde temos muito espaço para avançar, por isso traçamos a meta de ampliarmos o nosso leque de atrações e recebermos cada vez mais visitantes”, finaliza o vice-prefeito Eduardo Sartor Guollo.

Morro da Fumaça reúne agricultores para a criação de Rota Rural

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo