Geral

Morro da Fumaça recebe primeira parte do projeto do Sistema de Esgotamento Sanitário

Morro da Fumaça recebe primeira parte do projeto do Sistema de Esgotamento Sanitário
Émerson Justo / PMMF

Ordem de serviço para a segunda etapa já foi assinada. Obras iniciam no primeiro semestre de 2023.

Morro da Fumaça está mais perto de contar com um Sistema Público de Esgotamento Sanitário (SES). O que antes era um sonho distante da população fumacense, começou a virar realidade a partir da criação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae), em 2018, pelo Governo Municipal. A primeira parte do projeto foi entregue ao Município nesta semana, quando também já foi assinada a ordem de serviço para a segunda etapa.

De acordo com o diretor geral do Samae, Rogério Sorato, a primeira parte consistiu na elaboração de diagnóstico, estudos de concepção e viabilidade, através de Relatório Técnico Preliminar, e o projeto básico, já a segunda fase será a elaboração do projeto executivo de engenharia. A empresa especializada na prestação do serviço, vencedora do processo licitatório, é a Restelo – Construções e Consultoria Ltda, de São José.

“O contrato prevê todos os estudos técnicos, orçamentários, ambientais e aprovações necessárias para a futura execução, estando em conformidade com o que a legislação rege. Para a contratação, fizemos um investimento de, aproximadamente, R$ 400 mil com recursos próprios. A previsão para a entrega da segunda parte é para março do próximo ano”, relata Sorato.

Trajetória

Conforme o prefeito de Morro da Fumaça, Agenor Coral, as obras para execução do projeto do SES devem iniciar ainda no primeiro semestre de 2023. “A implantação de um sistema de esgotamento sanitário no município é um anseio da população fumacense. Desde que assumimos, estamos trabalhando para que esse sonho vire realidade. A municipalização do sistema de água foi um fator preponderante”, ressalta.

“Com a criação do Samae e uma gestão eficiente, estamos mostrando que é possível e, ainda, com recursos provenientes do próprio município. Há quatro anos, o dinheiro utilizado pelo cidadão para o pagamento da fatura de água, fica na cidade e volta em forma de investimentos, devido a economia propiciada pela boa administração”, completa Coral.

O vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo, destaca a contribuição da população. “A inadimplência dos pagamentos estão inferiores a 1% da arrecadação, o que gera um poder de reinvestimento maior para a autarquia. Isso mostra que o povo fumacense acredita no nosso projeto de governo e dá retorno para que o trabalho possa ser desenvolvido”, avalia.

Segundo Sorato, já foram investidos mais de R$ 3,2 milhões em melhorias no sistema de tratamento de água de Morro da Fumaça. “Ampliamos a rede em mais de 22 quilômetros, 800 novas famílias estão recebendo água, várias ações sociais são realizadas, damos apoio na implantação do cicloturismo, além de estarmos investindo no atendimento ao cliente, dando soluções rápidas aos problemas e não permitindo com que o morador fique desabastecido”, destaca.

Saneamento básico

De acordo com dados do Samae de Morro da Fumaça, atualmente, menos de 1% da população fumacense é atendida por SES. “Queremos mudar essa realidade, nossa meta é em 2033 estar com 90% dos munícipes sendo contemplados, conforme estipulado pelo Governo do Município no Plano Municipal de Saneamento Básico, que foi revisado e aprovado neste ano”, conta o diretor geral.

Para o vice-prefeito, a implantação do SES vai atrair mais investidores para Morro da Fumaça. “Quanto mais organizada estiver a cidade, melhor imagem transmitimos a quem desejar investir. A solidez infraestrutural promove o crescimento do município, através da facilidade em executar novos projetos de empreendimentos. Além disso, tem a questão da saúde pública, já que quanto melhor o saneamento básico, mais qualidade de vida aos moradores e menos gastos ao governo”, explica.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo