FERNANDA DE MAMAN / FOTO: ROMUALDO COSTA – PMMF
Evento fomenta o debate e a elaboração de propostas direcionadas à preservação ambiental.
A Secretaria de Educação de Morro da Fumaça promoveu, na tarde desta quinta-feira, 8 de maio, a etapa municipal da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, no salão paroquial da Igreja Matriz São Roque, no Centro da cidade. O evento reuniu autoridades, professores e estudantes da rede pública municipal, com o objetivo de promover a discussão e a construção de propostas voltadas à preservação ambiental.
O prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo, e o vice-prefeito Davi Colonetti Pellegrin participaram da cerimônia de abertura da conferência, parabenizando estudantes e professores pelo engajamento em discutir soluções sustentáveis e destacando a importância da preservação ambiental. “A juventude tem um papel fundamental na construção de um futuro mais consciente. A educação ambiental é uma ferramenta poderosa de transformação. Reafirmo o compromisso da nossa gestão com o meio ambiente e com a participação ativa dos jovens”, destacou o prefeito.
Já o secretário municipal de Educação Marcos Silveira de Jesus, pontuou a importância da mobilização das escolas, debatendo ideias e propondo soluções concretas para os desafios ambientais da atualidade, mostrando que a educação vai além dos muros da sala de aula, ela inspira, questiona e constroi cidadania. “A Secretaria de Educação se orgulha de apoiar iniciativas como esta, que fortalecem o protagonismo juvenil e integram saberes com responsabilidade social. Que esta conferência seja apenas o começo de muitos passos em direção a um futuro mais consciente e equilibrado”.
A palestra de abertura foi conduzida pelo professor da UNESC, Zeca Virtuoso, que abordou temas ligados à sustentabilidade e ao papel das novas gerações na construção de um futuro mais consciente e ambientalmente responsável. Na sequência, foram apresentados os projetos de ações desenvolvidas pelas unidades escolares participantes. Cada escola expôs suas propostas ambientais e indicou um delegado e um suplente para representar a instituição na etapa regional da conferência.
Participaram do encontro, estudantes dos anos finais das escolas Maurina de Souza Patrício, Olívio Recco, Pietro Maccari e Vicente Guollo, professores de Geografia e Ciências e diretoras e auxiliares de direção das escolas presentes.
Também estiveram presentes no evento a presidente da Câmara de Vereadores, Marijane Felippe; o diretor executivo do Sindicato da Indústria de Cerâmica Vermelha de Morro da Fumaça (Sindicer), Alexandre Zaccaron; o coordenador da Defesa Civil de Morro da Fumaça, Natan Felipe de Souza, o biólogo da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Morro da Fumaça (Fumaf), Marcos Rosso Alves, a coordenadora de pastorais da Paróquia São Roque, Maria Bortolin, e representantes da Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
