Educação

Morro da Fumaça garante estrutura da Escola Móvel do Senai novamente em 2022

Morro da Fumaça garante estrutura da Escola Móvel do Senai novamente em 2022
JÉSSICA PEREIRA / NOVO TEXTO

Renovação do contrato com a instituição de ensino foi realizado pelo Prefeito Noi Coral e o Vice-prefeito Eduardo Guollo.

A necessidade de qualificação dos profissionais e a parceria de sucesso com o SENAI de Criciúma fizeram com que Morro da Fumaça garantisse para 2022, mais uma temporada da Escola móvel do SENAI no município. O projeto pioneiro em Santa Catarina, foi inaugurado no dia 12 de julho e está, neste momento, garantindo a capacitação de 120 profissionais nos cursos de costureiro industrial, soldador e tecnologias aplicadas na indústria de plásticos.

Em reunião com o prefeito Noi Coral e o vice-prefeito, Eduardo Guollo, um novo contrato para o retorno da Escola Móvel em 2022 foi assinado. “A capacitação das pessoas sempre foi uma cobrança que tínhamos da sociedade e um compromisso nosso para que fosse realizado. Nosso principal objetivo é o de valorizar as pessoas que aqui residem e de garantir a elas melhores condições de trabalho e esta parceria com o SENAI veio para auxiliar nesta importante demanda, ou seja, veio na hora certa”, garante o prefeito Noi Coral.

O SENAI Móvel permite levar qualificação de qualidade, personalizada de acordo com a vocação industrial de cada município. “Para o próximo ano, traremos a Morro da Fumaça os cursos de programador e operador de CNC, eletricista instalador industrial e o curso de tecnologias aplicadas na indústria de plástico. Todos eles com duas turmas. Com este novo contrato, Morro da Fumaça garantirá ainda mais profissionais qualificados para a indústria”, garante o coordenador de mercado do SENAI, Fillipe Rampinelli.

Durante todo o curso, o SENAI realiza a análise das aulas para garantir que o conhecimento seja repassado da melhor forma, seguindo o padrão da instituição. “Trabalhamos com uma metodologia que reúne o conhecimento, habilidade e atitude. Por isso a nossa preocupação em acompanhar todo o processo que inclui a qualidade das aulas e a satisfação dos alunos”, enaltece o gerente de operações do SENAI, Valmir Cabral.

A estrutura instalada atualmente em Morro da Fumaça é formada por uma unidade móvel de soldagem com uma sala de aula, dez boxes de soldagem, um box de acabamento e uma central de gás. Ainda há um sistema de exaustão da fumaça gerada nos processos.

Já a unidade móvel de confecção industrial possui 25 máquinas de costura, do tipo overloque, galoneira, reta e para operações especiais, mesa de corte com a cortadora de tecido e todos os equipamentos necessários para a produção de roupas.

Para completar, há ainda a estrutura central formada por seis contêineres para sala de aula, recepção, secretaria e sanitários, duas tendas, piso de tablado acarpetado, com instalações elétricas e acesso à internet. A área total é de 300 metros quadrados.

Próximos municípios a receber a escola Móvel

Içara será um dos próximos municípios a receber a Escola Móvel do SENAI, em setembro, para oferecer a comunidade para profissionalização, de forma gratuita, os cursos de soldador, operador e programador de CNC, padeiro e confeiteiro, eletricista industrial e pedreiro. A iniciativa na cidade contará também com a parceria das empresas Librelato e Usipe. Em paralelo, o município de Forquilhinha, em parceria com as empresas Açocril, JBS e Teixeira Têxtil, também receberá a Escola Móvel com os cursos de operador e programador de CNC, costureiro industrial, gestão para a indústria alimentícia e soldador.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo