Meio Ambiente

Morro da Fumaça celebra abertura da Semana do Meio Ambiente

Morro da Fumaça celebra abertura da Semana do Meio Ambiente
BEATRIZ COAN / PMMF

Fumaf realizou doações de plantas e planejou diversas ações para os próximos dias.

Nesta segunda-feira (5) é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente e, em Morro da Fumaça, a data foi marcada pela abertura da Semana do Meio Ambiente, que é realizada pelo Governo Municipal, através da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Morro da Fumaça (Fumaf). Ao todo, serão quatro dias com ações voltadas ao tema.

A abertura iniciou às 13h, em frente à Casa da Nonna. “Ao longo da tarde nós realizamos doações de mudas de plantas nativas da região, frutíferas e ornamentais, e também orientamos os moradores sobre a geração de resíduos”, conta a diretora superintendente da Fumaf, a engenheira ambiental Silvia Sartor Roseng.

Para destacar a necessidade da reciclagem, foi montada uma estrutura de cerca de dois metros de altura, simulando um saco de lixo de resíduos não reciclados, e uma sacola menor, representando o montante de resíduo que vai para a reciclagem. “34% dos resíduos que geramos são recicláveis, mas, atualmente, temos uma proporção de que 97% dos resíduos produzidos em Morro da Fumaça não vão para a reciclagem, contra apenas 3% que recebem uma destinação correta”, reforça Silvia.

O incentivo para que os moradores façam a destinação correta dos resíduos tem aumentado no município. Atualmente, 50% dos bairros de Morro da Fumaça estão dentro da rota da Coleta Seletiva, além dos pontos de entrega voluntário na área rural.

Semana do Meio Ambiente

Diversas ações foram planejadas pela Fumaf para celebrar a Semana do Meio Ambiente. Dentre as ações incluídas no cronograma está a entrega de embalagens de agrotóxicos na Auriverde, das 8h às 12h e das 13h às 18h, até a sexta-feira (9).

Na terça-feira (6), crianças do Programa Fumacense de Assistência Social (Profas) irão visitar duas exposições relacionadas ao tema na Unesc. Além disso, a equipe da Fumaf irá realizar o plantio em área verde do bairro Maccari, com o apoio da população.

Na quarta-feira (7) será o momento de implantar a horta no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com a ajuda dos participantes, e também acontecerá o lançamento do programa “Escola Sustentável”, que é voltado aos alunos do Ensino Fundamental II. Para fechar o dia, será realizada uma oficina de “Horta Orgânica em pequenos espaços”, às 19h na Fumaf.

A Semana do Meio Ambiente se encerra com uma ação na manhã de sábado (10), em frente à Casa da Nonna. No dia serão feitas doações de mudas de plantas nativas, vacinação contra a raiva e aplicação de vermífugos em cães e gatos e doações de animais, além da Feira da Agricultura Familiar e o início da Campanha do Agasalho.

Topo