Geral

Mais cinco espaços públicos adotados em Morro da Fumaça

Mais cinco espaços públicos adotados em Morro da Fumaça
MARCIANO BORTOLIN / PMMF

Iniciativa faz parte do projeto Adote Uma Praça. Já são seis empresas e uma pessoa física participando da iniciativa.

Mais quatro empresas e uma pessoa física assinaram o Termo de Compromisso para a adoção de espaços públicos de Morro da Fumaça. O ato ocorreu na manhã desta terça-feira, dia 3, no Paço Municipal Prefeito Auzílio Frasson. Com a ação, já são sete espaços adotados desde quando a lei passou a vigorar no município, na metade deste ano. A iniciativa se tornou realidade após a Lei nº 1.849, que cria o projeto e visa garantir a manutenção dos espaços públicos e dar mais beleza ao município. Por meio da ação, tanto pessoas físicas como jurídicas podem adotar e promover a urbanização, manutenção e conservação de praças, canteiros, rotatórias, parques infantis, áreas de ginástica e lazer, entre outros. O projeto foi uma iniciativa do vereador Alisson Félix Bertan, acatada pelo Governo Municipal.

Assinaram o Termo de Compromisso as empresas: a Cooperativa Auriverde, que adotou a rótula entre a SC-445 e a Rua 20 de Maio, a MP Produtos Coloniais, que fica responsável pela rótula entre as ruas Urussanga e Vanteiro Margoti, o Posto Guglielmi, que adotou a rótula entre a SC-443 e a rua José Cechinel e a Solos Agropecuária que adotou a rótula de acesso ao bairro Maccari . “Agradecimento especial a cada um por esta parceria. Isso mostra a vontade de estar ajudando o município e a confiança no nosso trabalho. Queremos deixar a cidade bonita e com esta ajuda isso fica mais fácil”, fala o prefeito Noi Coral.

Primeira pessoa física a adotar

O ato contou também com a primeira pessoa física a participar da iniciativa: Luiz Fernando Bittencourt, que fica responsável pelos espaços públicos da rua Tadeu Sigieski Jr, no Centro da cidade. Anteriormente já adotaram espaços as empresas: Agapé Indústria e Comércio de Cosméticos, que adotou a rotatória da Rodovia Genésio Mazon com a Avenida Celeste Recco e a parada de ônibus em frente à Igreja da localidade de Linha Torrens; Stone Wash, que ficou responsável pelo trevo da comunidade de Linha Serafin; e Zanac Comércio e Indústria de Concretos (Celucon), que adotou espaço no distrito de Estação Cocal, já o transformando em uma praça, em parceria com a Escola Municipal Biázio Maragno. “Todos estão ajudando a comunidade, o município e isto é muito nobre. Parabéns pela coragem, pois sabemos que não é fácil, é uma grande responsabilidade. Contem conosco. Estaremos sempre à disposição para o que for necessário”, cita o diretor presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Funmaf), Natan de Souza.

Como adotar

A Lei do Governo Municipal foi regulamentada pelo Decreto nº 35/2019, sendo que, para adotar um espaço público, as indústrias, associações, ou ainda o comércio, devem assinar uma Carta de Intenção e um Termo de Cooperação a serem retirados na Secretaria do Sistema de Infraestrutura ou na Fundação do Meio Ambiente (Fumaf). Os projetos de urbanização, assim como a fiscalização das obras e o cumprimento do termo serão submetidos à aprovação do Poder Público. “Com esta iniciativa, as pessoas podem colaborar para manter a cidade mais limpa, organizada e ao mesmo tempo divulgar as suas marcas”, destaca o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.

A Lei e o Decreto podem ser visualizados no site oficial do Município: www.morrodafumaca.sc.gov.br e as dúvidas sanadas pelos telefones: 3434-4497 ou 3434-1700.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo