Geral

Juiz fala em “novela mexicana” e confirma eleição da Cermoful

Juiz fala em “novela mexicana” e confirma eleição da Cermoful
GABRIELA RECCO

Menos de duas horas depois do Desembargador Artur Jenichen Filho, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, negar a reconsideração solicitada pelo Ministério Público para cancelar a eleição da Cermoful, o juiz Roque Lopedote, da 2ª Vara da Comarca de Urussanga confirmou a eleição para o próximo domingo (13).

Esse pedido do Ministério Público fazia parte da Ação Civil Pública Cível nº 5000931-97.2021.8.24.0078/SC. No despacho, mesmo divergindo de sua decisão, Lopedote reconhece que o assunto já fora decidido em Agravo de Instrumento em segunda instância. “Não compete à este juízo reanalisar tais pedidos, sob pena de cometer abuso no exercício da atividade jurisdicional e desobediência judicial em relação à decisão do segundo grau, motivo pelo qual indefiro o pedido de reconsideração emanado pela representante ministerial, devendo neste caso, as partes buscarem os meios processuais ou recursais próprios, se assim desejarem, objetivando o direito almejado”.

Ainda em seu despacho, ele afirma que a eleição da Cermoful está talvez virando uma “Novela Mexicana”, “reunindo características de uma história que prende o telespectador do início ao fim da trama, por conter personagens bonzinhos ou ruins demais”. Mas ressalta que “no processo judicial devemos ter o cuidado para que aos olhos do jurisdicionado, o Judiciário não seja visto como um lugar, uma arena de embate em que, juiz, partes, Ministério Público e jurisdicionados cercados por suas convicções cometam uma disputa que foge ao que se preza e busca o Poder Judiciário, que é fazer “Justiça”, pois muitas vezes a “Injustiça” pode causar mal maior que a própria morte, plagiando as palavras de Marco Túlio Cícero”, finaliza.

Por fim, o Magistrado determina que seja oficiado à Polícia Militar e Vigilância Sanitária de Cocal do Sul, a fim de fiscalizarem o andamento da eleição no domingo quanto ao cumprimento dos protocolos de segurança sanitária exigidos.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo