Educação

A importância das férias para o desenvolvimento infantil

A importância das férias para o desenvolvimento infantil
Gabriela Recco

Julho tradicionalmente é reservado para o período de férias escolares. Mas, você sabe a importância da pausa no ano letivo para o desenvolvimento infantil? Um estudo realizado pela Academia Norte Americana de Pediatria (APP), apontou que o período de férias é de grande importância para o desenvolvimento das crianças, tanto para seu desempenho cognitivo, quanto no convívio social.

“É sabido que devemos investir tempo e energia em nossas atividades, porém o descanso é essencial para manter o rendimento. Depois de certo tempo estudando sem intervalos a produtividade não é a mesma. As crianças precisam descansar da rotina escolar, ter contato com a família, fazer coisas diferentes e prazerosas. Isso recarrega sua energia para voltar às aulas com mais vigor”, explica a diretora do Centro Educacional Davi, Kimberly Maragno.

Pode ter certeza que as melhores férias para os seus filhos são aquelas nas quais você está junto com eles. Mas, se você não conseguiu conciliar seu tempo de descanso com o do seu filho, vai gostar de saber que os processos cognitivos da criança trabalham sem parar mesmo que ela fique em casa. Isso significa que passar o dia ocioso também estimula o aprendizado.

“Só não vale liberar o videogame e a televisão o dia todo, o ideal é que seu filho diversifique as atividades, que podem ser a leitura de um livro, um filme no cinema ou um passeio no parque. Quem quer deixar as crianças mais ativas nas férias e não pode recorrer aos avós, tios ou babás, existem alternativas”, acrescenta Kim.

“Combinar férias revezadas com amigos que também têm filhos pode ser bacana para o entretenimento não parar. Se as crianças forem maiores, as oficinas de arte ou cursos rápidos podem ser boas opções. Já para as crianças da educação infantil e ensino fundamental integral aqui no CED disponibilizamos o plantão de férias, com atividades leves e variadas”, pontua.

No entanto, existe uma premissa básica para o plantão de férias de inverno do Centro Educacional Davi que o diferencia das demais tarefas realizadas pela criança no ambiente escolar durante o período letivo.

“Ao longo do ano letivo, a criança precisa fazer as atividades propostas. O plantão de férias não tem esse caráter obrigatório. A intenção é ser leve, se diferenciar da rotina da criança”, explica a coordenadora pedagógica, Maristela de Prá. “Se uma criança quiser ficar no parquinho em vez de ir para a programação do dia para o plantão, por exemplo, ela pode. É livre para brincar como quiser”, completa.

5 dicas de brincadeiras nas férias:

1-      Brincadeiras com cordas: estimulando o desenvolvimento e a coordenação motora das crianças.

2-      Caça ao tesouro: a caça ao tesouro ajuda a exercitar a convivência em grupo e as regras sociais.

3-      Momento de leitura: os pequenos adoram histórias. Então, vale a pena caprichar na leitura, usando imitações, vozes dos personagens, ursinhos de pelúcia, etc.

4-      Cozinhando em família: as crianças adoram especialmente a parte da meleca, como colocar a mão na massa, aprender a quebrar ovos, etc. Diversão e bagunça garantida!

5-      Momento da pintura: atividades com pinturas estimulam o instinto criativo da criança, sua coordenação motora e ainda aproxima os pais dos filhos.

A importância das férias para o desenvolvimento infantil

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo