Colunistas

A importância da alimentação para quem sofre de fibromialgia

A importância da alimentação para quem sofre de fibromialgia

A Síndrome da Fibromialgia se manifesta com dor em todo o corpo, principalmente, na musculatura e articulações. Junto com a dor, vem a fadiga, sono não reparador, alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais.

O objetivo do tratamento da síndrome é aliviar os sintomas com a melhora na qualidade de vida. O principal tratamento é não-medicamentoso, os cuidados do paciente consigo mesmo são mais importantes do que as medicações. Os tratamentos consistem em exercícios físicos, tratamento psicológico, fisioterapia, medicações e boa alimentação.

A alimentação de um indivíduo com fibromialgia deve conter boas fontes de nutrientes precursores de serotonina (hormônio regulador do sono, humor, apetite): alimentos fontes de triptofano aumentam a produção de serotonina como carnes magras, peixes, mel, iogurte desnatado, queijo, nozes, leguminosas, açaí, arroz integral e banana.

  • Alimentos fontes de melatonina (possui propriedades analgésicas): Aveia e amendoim.
  • Alimentos antioxidantes (proteção celular): Frutas e verduras em geral, chá verde, cúrcuma e cacau.
  • Evitar: gorduras pró-inflamatórias como carnes gordas e frituras, alimentos industrializados, açúcar, cafeína, corantes e chocolates.

Com essa alimentação, o cortisol (estresse) diminui e o indivíduo tem uma indução do sono e relaxamento.

Dica de suco com boas fontes de nutrientes para a síndrome: Suco de laranja com couve e mel. O suco de laranja é rico em polifenóis, já a couve ajuda no processo de detoxificação, e podemos acrescentar o mel por sua ação calmante.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo