Geral

IBGE esclarece que está realizando pesquisa em Estação Cocal

IBGE esclarece que está realizando pesquisa em Estação Cocal

O Chefe da Agência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de Criciúma, Gustavo Perez Lemos, em contato com o Morro da Fumaça Notícias esclarece que está sendo realizada atualmente a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), no Distrito de Estação Cocal, em Morro da Fumaça.

O objetivo é construir informações para um conhecimento mais amplo da realidade socioeconômica do Brasil. Esse conhecimento é fundamental para planejar políticas públicas, mas também para que a população saiba mais sobre o seu país e, assim, possa exercer sua cidadania.

Moradores levantaram suspeitas

Na sexta-feira (30), moradores informaram a Polícia Militar que estavam estranhando as perguntas feitas pelos entrevistadores. No entanto, o IBGE esclarece que seleciona 14 domicílios nas localidades e as unidades serão visitadas por agentes de pesquisa cinco vezes, uma vez a cada trimestre, para observar as mudanças na vida dos moradores.

“O entrevistador, devidamente identificado com seu crachá e seu computador de mão da cor azul, levantará informações sobre educação, trabalho, características da residência e outros aspectos dos moradores”, explica Lemos.

Viaturas são identificadas

“Nossos pesquisadores utilizam viaturas identificadas como IBGE – Governo Federal – Poder Executivo – Uso Exclusivo em Serviço. Eles, na busca incessante pela informação, caso encontrem as casas fechadas, podem trabalhar à noite ou aos finais de semana. Podem perguntar ao vizinho por telefones ou se a família está na praia”, pontua.

Ele adianta que caso exista alguma dúvida com relação ao profissional é possível ligar diretamente para a Agência Criciúma nos telefones (48) 3433-3665 e 3439-3117, ou acessar o site do IBGE.

“Esclarecemos ainda que o IBGE tem compromisso institucional e legal de tratar todas as informações coletadas como confidenciais e utilizá-las, exclusivamente, para fins estatísticos. Em hipótese alguma as informações prestadas serão utilizadas para outras finalidades”, finaliza.

Jornalista João Manoel Neto
Topo