Geral

Indústria da Cerâmica Vermelha de Morro da Fumaça é tema de pesquisa CNPq/CT Mineral

Indústria da Cerâmica Vermelha de Morro da Fumaça é tema de pesquisa CNPq/CT Mineral
Gabriela Recco

O grupo de alunos bolsistas ligado ao setor cerâmico da região de Morro da Fumaça, apresentou temas bastante pertinentes ao desenvolvimento da indústria de cerâmica vermelha, na última semana, no curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da Unesc.

Prospecção de novas fontes minerais para abastecimento do setor cerâmico, novas tecnologias para processamento térmico de cerâmica vermelha, estudo de novas formulações para fabricação de blocos, investigação de condições processuais para fabricação de telhas e tijolos brancos/mesclado, além do promissor estudo dos sedimentos fluviais para auxiliar o processo de desassoreamento do rio Urussanga foram os temas de estudo.

Os projetos de Dissertação de Mestrado fazem parte da chamada CNPq/CT Mineral, do Arranjo Produtivo Local – APL de Cerâmica Vermelha de Morro da Fumaça, coordenado pelo professor Dr. Fabiano Raupp-Pereira, da Unesc. Com a presença do professor do IPVC/Portugal, Manuel Ribeiro, os bolsistas Wagner Benedet Rebelo, Silvia Roseng Sartor, Grasiele Amoriso Benedet, Emily Saviatto e Paulo Fernandes, fizeram a apresentação dos projetos que também contam com outros pesquisadores da cidade, como o Eng. MSc Alexandre Zaccaron e do Dr. Vitor de Souza Nandi, além do prof. Dr. Jairo Zocche do PPGCA/Unesc, e do professor italiano Michele Dondi.

Os alunos terão o ano de 2024 para desenvolver os estudos e apresentarem em fevereiro de 2025 suas dissertações de mestrado.

Topo