Geral

Censo 2022: Morro da Fumaça é destaque na Amrec no esgotamento sanitário

Censo 2022: Morro da Fumaça é destaque na Amrec no esgotamento sanitário
GABRIELA RECCO

Dados divulgados na última sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) colocam Morro da Fumaça em destaque na Amrec. O Censo 2022 constatou que no município apenas 2,5% dos domicílios possuem soluções precárias no esgotamento sanitário, o segundo melhor índice entre os 12 municípios da Amrec. A realidade é bem diferente do Censo 2010, quando este percentual era de 45,8%, o segundo pior da região carbonífera.

O Censo 2022 ainda confirmou que 99,94% das residências de Morro da Fumaça possuem abastecimento de água adequado. Índices parecidos com as moradias com banheiro (99,96%) e com coleta de lixo regular (99,16%). “São números positivos que destacam a atuação do município para melhorar o abastecimento de água desde que rompemos o contrato com a Casan e implantamos o Samae. Da mesma forma corrigimos eventuais erros na coleta do esgoto sanitário e de lixo”, destaca o prefeito Noi Coral.

“A partir de agora estamos atuando muito forte para buscar recursos e iniciar o tratamento do esgotamento sanitário. Sabemos que este projeto é muito importante para melhorar a qualidade de vida, pois cada real gasto significa quatro reais economizados na área da saúde. O município tem feito a sua parte e está com o projeto pronto para captar os recursos”, pontua o vice-prefeito Eduardo Sartor Guollo.

O Censo Demográfico 2022: Características dos domicílios – Resultados do universo traz informações referentes à forma de abastecimento de água, destino do lixo, tipo de esgotamento sanitário, existência de banheiro ou sanitário e existência de canalização de água, permitindo uma caracterização de elementos importantes dos domicílios e das condições de vida da população. Os dados estão disponíveis para Brasil, grandes regiões, estados e municípios. As informações serão desagregadas também segundo a cor ou raça e os grupos de idade da população.

Topo