Geral

Extração industrial do óleo de lavanda é realizada em Morro da Fumaça

Extração industrial do óleo de lavanda é realizada em Morro da Fumaça
GABRIELA RECCO

A primeira colheita do óleo de lavanda dentada em uma área plantada no Bairro Barracão foi realizada nos últimos dias. Depois da extração industrial, a primeira da história de Morro da Fumaça, o produto será utilizado em venda direta e puro, mas também na incorporação de produtos cosméticos.

A ideia partiu do engenheiro químico, Glauber Recco, que procurou a Epagri do município em busca de informações técnicas sobre o cultivo da planta. “Sempre fui muito interessado e entusiasta de óleos essenciais. E em contato com a Epagri, estudamos sobre o plantio e confirmamos as chances de uma plantação de lavanda dar certo aqui em Morro da Fumaça. A partir daí, então, buscamos a parceria no projeto com o casal de agricultores para ceder a propriedade”, conta.

A engenheira agrônoma e extensionista rural da Epagri, Vera Regina Camargo e casal de agricultores, Claudionir e Suellen Klima, fazem parte do projeto inovador na cidade. “Nós temos também o alecrim plantado, e iremos extrair o óleo essencial em breve. São óleos que tem efeitos benéficos para a saúde”, explica Recco.

“Foi uma extração amostras, onde agora iremos calcular rendimento de óleo por planta e submeter o óleo em análises químicas para verificar a qualidade e elementos químicos orgânicos presentes no óleo essencial”, acrescenta. A intenção é de que até o fim de agosto todo o óleo dos quase dois mil pés de lavanda seja extraído. “Esperamos que esta experiência possa resultar em mais uma nova cultivar para nosso município”, finaliza o engenheiro.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo