Saúde

Emagrecimento saudável: o desafio da reeducação alimentar

Emagrecimento saudável: o desafio da reeducação alimentar

Alimentação balanceada e a qualidade nos produtos alimentícios estão cada vez mais ganhando espaço na mesa das pessoas que buscam uma vida mais saudável através da comida. E neste caminho, o serviço do profissional de nutrição é muito importante. A nutricionista de Morro da Fumaça, Vanessa Sorato Zanatta dá dicas para ajudar na mudança dos hábitos alimentares.

“Meu foco é ensinar e reeducar a alimentação do paciente, sem restrições, ensiná-lo a se alimentar de uma forma mais saudável. Assim é mais fácil a pessoa conquistar seu objetivo e quando terminar seu ciclo no consultório ela sai sabendo como manter e ter saúde” destaca Vanessa.

A primeira dica que ela dá é que antes de mudar totalmente os hábitos alimentares é procurar um profissional. “No atendimento é realizado toda uma avaliação alimentar e antropométrica do paciente juntamente com a bioimpedância, que é extremamente importante para avaliação completa, pois, somente o peso corporal do paciente não é o parâmetro ideal para avaliar a sua saúde”, explica. Em seguida, ela sugere comer de 3h em 3h, tomar no mínimo dois litros de água por dia, diminuir o consumo de produtos industrializados e praticar alguma atividade física. “É possível comer o que se gosta de forma saudável e balanceada, priorizo muito isso. Não faço um cardápio para a pessoa seguir rigorosamente, eu ensino ela a se alimentar melhor. A refeição precisa ser algo agradável”, pontua.

A maior dificuldade relatada pelos seus pacientes no consultório é o seguimento do plano alimentar nos finais de semana, onde as redes de fast foods crescem cada vez mais juntamente com a variedade de alimentos industrializados. “Isso chama a atenção daqueles que não possuem tempo para preparar as refeições ou preferem a praticidade”, revela Vanessa.

O planejamento alimentar adequado depende do biotipo da pessoa, do estilo de vida, idade, sexo e das atividades que pratica. “Com certeza a busca de uma vida mais saudável começa pela alimentação. Seja qual for o foco da pessoa: emagrecer, manter peso, praticar esportes, além de evitar doenças, entre outros”, finaliza.

A nutricionista atende na Clínica de Fisioterapia, Pilates e Neopilates/CIS, de segunda-feira a sexta-feira, a partir das 18h30. Mais informações pelo telefone (48) 99669-9538 ou pelas redes sociais: Facebook: Nutricionista Vanessa Zanatta ou instagram: @nutrivanessazanatta.

Gabriela Recco / Foto: Ésdra Alves

Emagrecimento saudável: o desafio da reeducação alimentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo