Colunistas

Doença Celíaca

Doença Celíaca

O glúten é um nome genérico para denominar proteínas complexas, é encontrado no trigo , centeio e cevada e é o responsável pela textura macia do pão.

A doença celíaca é uma condição imunomediada, que afeta indivíduos predispostos geneticamente. Com a ingestão do glúten, a parte que não é bem digerida ultrapassa a barreira intestinal, isso estimula uma resposta inflamatória e imune e leva a atrofia das paredes do intestino, onde ocorre os sinais e sintomas no indivíduo.

Os sintomas podem ser gastrointestinais e extra intestinais como: flatulência, diarreia, constipação, distensão abdominal, cansaço e dores de cabeça.

Para o diagnóstico existem exames sorológicos e a biópsia intestinal, para a realização do exame não pode ser interrompido o uso do glúten. Portanto, tirar o glúten da dieta para “emagrecer” não é nada correto, pois você pode adquirir sensibilidade ao mesmo e começar a ter sintomas mesmo não sendo celíaco. O que faz você emagrecer é déficit calórico, gastar mais do que se ingere.

O tratamento para a doença celíaca é a restrição total do glúten, procure um profissional nutricionista para adequar seu plano alimentar, e nas lojas de produtos naturais você encontra produtos sem glúten disponíveis para sua dieta!

Doença Celíaca

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo