Geral

Dia do Tiro Esportivo deve promover e movimentar o setor em Morro da Fumaça

Dia do Tiro Esportivo deve promover e movimentar o setor em Morro da Fumaça
SAMUEL WOYCEKOWSKI / ASSESSORIA DE IMPRENSA

Já que estamos em clima pré-olímpico. Você sabia que Tiro é um esporte olímpico desde as Olimpíadas de Atenas, em 1896? Desde então, só ficou fora das Olimpíadas de 1904, em St. Louis, nos Estados Unidos, e em 1928, nas Olimpíadas de Amsterdã, na Holanda. Desde então ganha cada vez mais adeptos em todo o mundo, somente em Morro da Fumaça, em média 150 pessoas de toda a região praticam tiro esportivo em um clube local.

Recentemente foi sancionada pelo Poder Executivo de Morro da Fumaça, a Lei número 2.121/2021, de autoria do presidente do Legislativo fumacense, Luciano Formentin Pereira (PSL), que além de autor da lei, praticante da modalidade, acredita que a iniciativa poder trazer incentivos para a cidade, já que poderão ser organizados eventos educativos e esportivos na data estipulada na lei. O dia Municipal do Tiro Esportivo, passa a fazer parte do calendário oficial do município e será comemorado, anualmente, no dia 18 de Setembro.

“Nós temos muitos praticantes de Tiro Esportivo em nossa cidade, o Clube Fumacense de Tiro que existe em nosso município, por exemplo, tem atraído praticantes de toda região e está sempre promovendo competições com atletas praticantes, amadores e profissionais. Acredito que o Dia do Tiro Esportivo pode ser um incentivo ao comércio local, além de desenvolver a educação do esporte, pode atrair competições maiores para Morro da Fumaça, que já tem se destacado nacionalmente com esportistas locais”, afirmou Formentin.

Pioneiros na modalidade

Segundo o proprietário do Clube de Tiro Fumacense, Julio Aguiar, o esporte tem cada vez mais ganhando adeptos e a cidade tem esportistas profissionais da modalidade, premiados, que participam de competições em diferentes Estados. “A lei do Dia do Tiro Esportivo, significa a valorização do esporte e também dos atletas locais que se destacam em competições regionais e nacionais. Atualmente, nós temos 12 atletas considerados profissionais atuando pelo clube de Morro da Fumaça”, explicou Júlio, que também compete profissionalmente.

O Clube de Tiro Fumacense, está filiado na Liga Nacional de Tiro ao Prato e também uma das pioneiras da Regional Sul TRAP50, famoso campeonato regional que envolve clubes do sul de Santa Catarina. “Nós temos programado uma competição para a semana do Dia do Tiro Esportivo em Morro da Fumaça ainda neste ano. Abrirá novos caminhos e servirá de incentivo para que outras pessoas se eduquem e aprendam mais sobre o que se trata o esporte e qual importância em saber lidar com armas”, concluiu Julio.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo