Colunistas

No dia da Nutricionista, minha coluna de estreia

No dia da Nutricionista, minha coluna de estreia

Hoje é 31 de agosto, Dia do Nutricionista. E nada mais simbólico para comemorar a data do que estrear essa coluna aqui no Morro da Fumaça Notícias. Quinzenalmente vou estar abordando temas como alimentação saudável, alimentos funcionais e reeducação alimentar. Assuntos importantes para quem quer começar um estilo de vida saudável. Sei a audiência deste espaço, e por isso meu muito obrigada a Gabriela Recco pelo convite e pela oportunidade.

Pele x Alimentação

O envelhecimento é um processo natural e imutável ao qual todos nós estamos submetidos. Ele se torna mais evidente após os 30 anos de idade, porém, a qualidade do envelhecimento está ligada em particular à qualidade de vida durante a infância, a adolescência e a fase adulta da vida. Envolvendo alimentação, sedentarismo, estresse, obesidade e poluição e exposição solar.

A alimentação também interfere na acne, tanto que a prevalência de acne é muito menor em áreas rurais e sociedades não industrializadas. Pessoas que consomem alto conteúdo de glicose são mais propensas a pele acneica. A acne é também causada por hormônios desregulados, mulheres com síndrome do ovário policístico sofrem de acne, e alergias alimentares também levam a pele acneica, principalmente a intolerância a lactose.

O alto consumo de gordura eleva o teor de gordura no corpo e assim leva a um aumento da produção de sebo que leva a acne.

Alterações na insulina, função intestinal alterada, também estão associados com a acne, celulite, obesidade e envelhecimento cutâneo.

Dieta com elevado conteúdo de vegetais, frutas e grãos podem diminuir os distúrbios da pele e melhorar o envelhecimento. Esses alimentos contêm altos teores de substancias antioxidantes que atuam na proteção do organismo, são mecanismos de defesa contra os radicais livres. Os antioxidantes que mais atuam na pele são a vitamina A, C e E, carotenoides, flavonoides e selênio.

Vitamina C:

Brócolis, pimentão, couve, tomate e frutas cítricas. Dar preferência a frutas pigmentadas como manga, acerola, pêssego, mamão, goiaba por conterem tanto betacaroteno e outros carotenoides quanto doses elevadas da vitamina.

Vitamina E:

Grãos de cereais, óleos vegetais, milho, amendoim, ovos, fígado, carnes, peixes e produtos lácteos.

Carotenoides:

O licopeno é um dos mais potentes antioxidantes, assim como a maioria dos carotenoides pode ser encontrado em maiores quantidades nas cascas dos alimentos. Vegetais folhosos, legumes, frutas e alimentos com pigmentação amarela, laranja ou vermelha como tomate, abóbora, pimentão e laranja.

Flavonoides:

Leguminosas, frutas, verduras, vinho e chá verde.

Selênio:

Castanha do Pará, nozes, alho, tomate, milho, lentilha, ave e frutos do mar.

Água:

Dois litros, as células de gordura são mais proeminentes sob a pele desidratada.

No dia da Nutricionista, minha coluna de estreia

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo