Geral

No Dia Nacional do Doador de Sangue, fumacense conta como é gratificante ajudar o próximo

No Dia Nacional do Doador de Sangue, fumacense conta como é gratificante ajudar o próximo

Separar um tempo da sua rotina para ajudar o próximo. Assim é a vida do doador de sangue. Quando o Brasil comemora neste sábado (25) o Dia Nacional do Doador de Sangue, a reportagem do Morro da Fumaça Notícias entrevistou um empresário fumacense que realiza essa ação de solidariedade há 21 anos.

Edilor Cechinel Gabriel começou a doar sangue porque seu pai precisou durante uma cirurgia e no pós-operatório. “Na época era muito difícil encontrar doadores, porque uns tinham medo da agulha, outros diziam que iria ficar com menos sangue, outros com medo de se contaminar. Como era urgente, decidi eu mesmo fazer a doação”, recorda.

Ele lembra que com seu gesto ajudou o pai e outras pessoas, já que uma única bolsa de sangue pode salvar a vida de quatro pessoas, ou até 10 crianças, já que ela é dividida de acordo com a necessidade das pessoas. “Virei doador há 21 anos. Às vezes as pessoas me procuram para doar à alguém que está precisando, mas normalmente faço três doações ao ano. Ajudar uma pessoa que está precisando de sangue é muito gratificante. Doar sangue não dói, não corre o risco de ser contaminado, é 100% seguro”, coloca Cechinel.

Quem ficou interessado em doar pode comparecer ao Hemosc de Criciúma, que fica na Avenida Centenário, 1.700, no Bairro Santa Bárbara. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 18h30min. No sábado dia 9 de dezembro o Hemosc vai abrir das 8h às 16h. Informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3444-7400.

“Doar sangue é muito mais que ajudar, é simplesmente doar uma vida a uma pessoa que precisa ou a uma pessoa que você ama. E lembre-se: amanhã quem pode precisar dela é você”, frisa o empresário fumacense.

O que é necessário para doar?

Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;

Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;

O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;

O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;

Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);

Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.

Ter repousado bem na noite antes da doação;

Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;

Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;

Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.

Jornalista Gabriela Recco

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo