Geral

Desembargador Blasi é o novo presidente do Tribunal de Justiça

Desembargador Blasi é o novo presidente do Tribunal de Justiça
ASSESSORIA TJSC

“Justiça é gênero de primeira necessidade. É tarefa estatal indelegável, como são a saúde, a segurança e a educação”. Com essa mensagem, o desembargador João Henrique Blasi fez sua primeira saudação na condição de presidente do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC). A Sessão Solene de Posse dos dirigentes eleitos para o biênio 2022-2024 foi realizada no fim da tarde desta quarta-feira (2/2), no Tribunal Pleno, em Florianópolis.

Ao assumir a cadeira deixada pelo então presidente, desembargador Ricardo Roesler, o novo dirigente máximo do Judiciário catarinense reconheceu a excelência do trabalho anteriormente desenvolvido, enaltecendo as qualidades dos servidores e magistrados da Justiça do Estado.

Expressou gratidão à família, aos companheiros de jornada e colegas desembargadores pela confiança recebida. Sua administração, anunciou Blasi, será orientada por quatro eixos principais: dimensão humana antes e acima de tudo; perspectiva institucional; fator tecnológico; e relações interinstitucionais. “Esses eixos dialogam entre si, influenciando-se reciprocamente”, destacou. “Elaboramos um plano de gestão resultante do trabalho reflexivo e consciencioso”.

O planejamento apresentado pelo novo presidente foi desenvolvido a partir da escuta de magistrados de 1º e 2º graus, servidores ativos e inativos, sindicatos e entidades de classe. Também foram ouvidos os chamados “amigos da Corte”, dentre eles representantes dos órgãos integrantes do sistema de Justiça.

“Haveremos de priorizar um modelo de gestão participativa com olhar técnico, sim, mas com profunda sensibilidade humana para os anseios e direitos dos jurisdicionados”, reforçou Blasi.

Programas como o “Lar Legal”, voltado à regularização fundiária, além do combate à violência doméstica promovido pela Cevid e as ações de incentivo à adoção também foram lembrados pelo novo presidente, João Henrique Blasi. “Prometemos-lhes e a toda Santa Catarina que haveremos de dar o melhor de nós em prol da causa da Justiça”.

Novos dirigentes tomam posse

A ex-corregedora-geral da Justiça, desembargadora Soraya Nunes Lins, relembrou os desafios, metas e conquistas da gestão que se encerra, bem como o sentimento de gratidão e dever cumprido pelos resultados alcançados. Recém-empossada, a desembargadora Denise Volpato, agora corregedora-geral judicial, manifestou a disposição diante do desafio que se inicia, seus objetivos e anseios frente ao cargo.

Assumiram postos de comando também nesta sexta os desembargadores Altamiro de Oliveira (1º vice-presidente), Denise Volpato (corregedora-geral judicial), Getúlio Corrêa (2º vice-presidente), Gerson Cherem II (3º vice-presidente) e Rubens Schulz (corregedor-geral extrajudicial).

Estiveram presentes na sessão solene autoridades ilustres das esferas federal e estadual dos três poderes – governador, senadores, ministro do STJ, desembargadores e representantes de outros tribunais de justiça do país, das Forças Armadas, do Ministério Público (MP) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de deputados, prefeitos e lideranças de entidades de classe. O ato foi acompanhado presencialmente e por videoconferência. A banda da Polícia Militar de Santa Catarina embalou o evento.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo