Colunistas

Déficit calórico é o que faz emagrecer e perder gordura, sem restrição alimentar

Déficit calórico é o que faz emagrecer e perder gordura, sem restrição alimentar

A reeducação alimentar aborda a forma como os alimentos são consumidos. O paciente reaprende a comer de uma forma mais saudável, descobrindo a importância de retirar o que é não saudável do seu consumo diário ou quantificar melhor esse alimento/nutriente.

Com a reeducação alimentar você deixa de consumir coisas erradas, de cometer excessos, além de aprender o que é de fato saudável para o seu organismo. Descobrir o que há por trás de cada alimento, as vantagens e desvantagens, é mais fácil de regular o consumo.

Já uma dieta restritiva limita muito o cardápio, retirando alguns nutrientes, tipos de comida e/ou reduzindo drasticamente as calorias, o que dificulta manter a constância. A proibição pode levar a um aumento da ansiedade e maior desejo por alimentos indevidos. Vale lembrar que nem sempre elas são vilãs, se o indivíduo necessita retirar ou diminuir algum tipo de alimento/nutriente ela é a estratégia utilizada.

Para perder peso é necessário fazer déficit calórico (comer menos que queimar), porém, deve ter qualidade nos alimentos, um aporte correto de carboidratos, proteínas, gorduras, frutas e vegetais.

E para manter seu peso é primordial manter constância desses hábitos e qualidades nutricionais, dietas da moda e restritivas não conseguem se manter por muito tempo e o paciente acaba no efeito sanfona.

Por isso a importância de um profissional nutricionista, ele irá avaliar a melhor conduta para cada indivíduo!

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo