Variedades

O colorido da primavera chegou!

O colorido da primavera chegou!

A época mais florida do ano, a primavera, tem início hoje, sábado, 22, ela chega para espantar o frio e as tardes cinzentas e dar lugar às paisagens mais coloridas dentre as estações.

A principal característica da primavera é o reflorescimento da flora, esse período é marcado por uma grande diversidade de flores, tais como orquídeas, jasmim, violeta, hortênsia, crisântemo, margaridas, hibiscos, crisântemos, dama-da-noite, entre outras, que embelezam os dias dessa época do ano.

No tocante as árvores típicas durante a primavera, o destaque vai para os ipês. Esse vegetal do tipo árvore fica coberto por flores das mais variadas tonalidades de cores, a exemplo de roxo, branco, amarelo e até mesmo rosa. O mesmo representa uma das mais belas árvores da primavera.

A primavera vai até o dia 21 de dezembro, quando começa o verão. É comum que no Brasil a estação tenha tantos dias de calor como dias mais frios, mas sem frio intenso.

Características climáticas

Durante a primavera, os dias são considerados mais extensos que a noite. Com isso, o sol nasce antes das 6 horas da manhã de cada dia, se pondo um pouco mais tarde, depois das 18h ainda mais quando somado ao horário de verão, sistema aplicado em vários estados do país.

No Sudeste, a previsão para a nova estação é de chuvas abaixo do normal e de temperaturas mais altas. Por isso, os meteorologistas alertam para os cuidados contra o desperdício de água, já que também é a época do ano em que os reservatórios ficam com níveis mais baixos.

No Nordeste, as temperaturas durante a primavera também ficarão acima da média.

A previsão para a região Norte é que a média de chuvas será abaixo do normal o contrário da nossa região, por exemplo, a perspectiva para a região Sul será de mais chuvas que o normal para a época.

Problemas respiratórios

Apesar da beleza da primavera, muitas pessoas acabam sofrendo com a chegada dessa estação, pois é comum nesta época do ano, o crescimento de problemas respiratórios e alergias por causa do aumento do pólen liberados pelas flores circulando no ar. Em contato com a mucosa respiratória, causa alergia provocando coceira e irritação da região.

A boa notícia para os alérgicos é que o período de maior polinização é o início da estação. Depois a quantidade de pólen no ar diminui drasticamente, permitindo dias mais saudáveis para alérgicos e pessoas com problemas respiratórios.

Lavar o nariz com soro fisiológico e umidificar ambientes podem ajudar a prevenir os efeitos das alergias.

Angela Barbara Pereira / Especial

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo