Economia

O cenário de investimentos pós-pandemia do Coronavírus

O cenário de investimentos pós-pandemia do Coronavírus
GIOVANA PEDROSO / SICREDI SUL

Especialista do Sicredi fala sobre os melhores caminhos para os diversos perfis de investidores e aposta em playlist no canal da cooperativa no Youtube para compartilhar conhecimento.

Mesmo com o impacto da crise sanitária provocada pelo Coronavírus, dados fornecidos pela área de análises econômicas do Banco Cooperativo Sicredi dão conta de que a recuperação da atividade econômica brasileira tem surpreendido. Mas é inevitável: a pandemia gera uma instabilidade que influencia o setor financeiro. Para o investidor ou quem deseja começar a investir, mais do que nunca é fundamental buscar a informação certa.

Pensando nisso Valdiclei Ribeiro Luiz, assessor de investimentos da Sicredi Sul SC, passou a produzir conteúdos em vídeo, por meio da série “Gente que pergunta, investe”, postada no canal da Sicredi Sul SC no Youtube. “Procuro adotar uma linguagem leve e simples”, explica Luiz.

Antes de olhar para 2021, refletir sobre 2020

Para o especialista, a melhor estratégia neste momento é analisar as principais mudanças no cenário econômico de 2020 e como elas poderão mudar as perspectivas de retorno no futuro. “O melhor caminho é construir alternativas que possam obter vantagens do cenário que estamos vivendo, no curto e no médio prazo, mas sem mudar as estratégias já construídas para o longo prazo”.  E ele justifica. “Pois por mais que haja fortes oscilações agora, a recuperação econômica sempre foi eficiente em crises. É o que nos mostra a história do mercado financeiro mundial”.

Mas e o que muda? Para ele, o primeiro passo continua sendo criar um fundo de emergência ou caixa de oportunidades. Caso já tenha um, pense em reforçá-lo. “Momentos como este nos fazem refletir sobre a real importância de se ter recursos com alta liquidez e boa segurança. Essas precisam ser as principais características de investimentos com esse objetivo”. O especialista afirma ainda que as modalidades mais recomendadas para isso são os produtos de renda fixa, como por exemplo, a poupança e o RDC.

Investidores mais experientes devem ficar atentos

O assessor conta que a procura por investimentos com rendimentos superiores cresceu, principalmente por causa da queda na taxa Selic. Mas ele reforça que antes de mais nada, é fundamental conhecer o seu apetite a riscos, realizando ou revisitando a Análise de Perfil do Investidor. “Atraídos pela chance de ganho, muitos investidores acabam se frustrando com modalidades que apresentam perdas de capital. Justamente pela falta de autoconhecimento”, conta o profissional.

Cooperativismo, rentabilidade e solidez

Há mais de 118 anos, o Sicredi apoia quem deseja investir ou precisa de recursos para realizar sonhos ou projetos. Porém, mais do que usuários, a Instituição Financeira Cooperativa atua com associados que participam das decisões e resultados. E está no resultado um dos grandes diferenciais de investimento. “Quanto mais usa as soluções financeiras e investe na sua cooperativa, maior será o retorno anual do sócio. Isso pode garantir a ele uma rentabilidade superior”, explica Aloísio Westrup, presidente da Sicredi Sul SC.

Além das modalidades tradicionais de renda fixa e poupança, o portfólio da Instituição conta com fundos de investimentos que dão acesso a vários mercados, sejam investimentos em bolsa brasileira, bolsa americana, juros e moedas. E até estratégias de aposentadoria como planos de previdência privada.

Mais que um amplo portfólio, possibilidade de rentabilidade superior por causa dos resultados da cooperativa e atendimento consultivo, a Instituição também reforça seus mecanismos de proteção dos investimentos dos associados. “O fundo de reserva, a solidariedade entre as cooperativas e o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito, que é igual ao dos bancos, são algumas das frentes que garantem solidez, aspecto tão importante ao investidor”, completa Erli Silveira Lima, diretor executivo da Sicredi Sul SC.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo