Geral

Em alusão ao Dia do Animal de Rua, Fumaf e Departamento de Agricultura promovem ação de vacinação

Em alusão ao Dia do Animal de Rua, Fumaf e Departamento de Agricultura promovem ação de vacinação
Gustavo Milioli / PMMF

Castrações e aplicações de vermífugos serão outras atividades realizadas em Morro da Fumaça.

Neste dia 4 de abril celebra-se do Dia Mundial do Animal de Rua. Pensando nisso, a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Morro da Fumaça (Fumaf), em parceria com o Departamento de Agricultura, irá promover uma série de ações com foco no bem-estar animal e em prevenção a zoonoses, com vacinação, castração e aplicação de vermífugos, com a presença do médico veterinário municipal. As atividades acontecerão na segunda quinzena de abril.

“Faremos a vacinação dos animais em situação de rua contra raiva, aplicação de vermífugo e o atendimento junto ao veterinário da prefeitura com a entrega da carteirinha de vacinação. Será realizado na segunda quinzena deste mês, em alusão a esta data que é voltada a conscientização e ações de promoção a saúde, bem-estar e adoção de animais em situação de vulnerabilidade”, explica Silvia Roseng, diretora superintendente da Fumaf.

A atividade é voltada para animais de rua, adotados e para tutores que tenham cadastramento no Cadastro Único (CadÚnico). Serão realizadas por ordem de chegada, porém, para garantir a vaga, é importante realizar o agendamento através do WhatsApp (48) 3434-4497. O órgão irá promover também uma feirinha de adoção para os interessados, com a castração garantida.

Segundo Diego Orlando, médico veterinário do Departamento de Agricultura, “essa campanha tem como objetivo o controle da raiva na população de cães e gatos como ação de saúde pública, pois estes animais são uns dos principais disseminadores da raiva para humanos.”

Importância das ONGs

As ONGs de Morro da Fumaça têm um trabalho essencial para promover a saúde dos animais de rua. Quem quiser ajudar, incentivar ou acompanhar, há o Instagram para seguirem: @ongvidadecao e @ongamigospcachorro. “Vale lembrar ainda que a atenção para os animais vulneráveis e carentes não deve ser limitada a uma única data no ano. Toda ajuda constante é bem-vinda”, destaca Silvia.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo