Meio Ambiente

Alunos da Rede Municipal de Ensino visitam Estação de Tratamento de Água

Alunos da Rede Municipal de Ensino visitam Estação de Tratamento de Água
ÉMERSON JUSTO / PMMF

Saída em campo foi pensado em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado na próxima quarta-feira (22).

Em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado na próxima quarta-feira (22), o Governo de Morro da Fumaça preparou um dia de campo aos alunos da Rede Municipal de Ensino. Durante a semana, as crianças farão uma visita às instalações da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Distrito de Estação Cocal. A ação será realizada com todas as turmas do 5º ano.

Segundo a secretária do Sistema de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Greicy Zaccaron, mais de 300 estudantes participarão da atividade. “A visita é realizada pelos alunos do 5º ano porque é a série em que as crianças estudam as fases do tratamento da água. É muito importante que eles façam esse dia de campo para conciliar a teoria estudada em sala de aula com a prática realizada no dia a dia. Fica muito mais fácil também para o entendimento do conteúdo”, ressalta.

Para a diretora superintendente da Fundação do Meio Ambiente de Morro da Fumaça (Fumaf), Silvia Sartor Roseng, é necessário formar cidadãos conscientes. “O futuro depende do equilíbrio entre homem e natureza e do uso racional dos recursos naturais, como a água. Se as pessoas aprenderem isso desde pequenas, terão mais cuidado com o desperdício. As crianças visitam o local, ficam empolgadas com o que veem e transmitem a informação aos familiares também”, comenta.

Durante a visita a ETA, os alunos participam de um bate-papo para entender como é realizado o tratamento da água no município, sabem das ações adotadas pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Morro da Fumaça para a redução do desperdício na cidade e formas para consumir menos o recurso natural. Ao final da visita, ainda realizam um piquenique e recebem um informativo lúdico para levarem para casa, incluindo diversas atividades recreativas.

“A gente criou um espaço apropriado para receber visitas, pensado já na vinda de estudantes ao local. Foi um investimento do Samae justamente para trabalhar a parte de conscientização da população, a educação ambiental. Não é uma ação exclusivamente para o Dia da Água, mas realizada durante todo o ano com escolas públicas e privadas. Essa semana está sendo realizado um intensivo, mas é uma ação contínua da instituição ao longo dos últimos anos, em parceria com a Fumaf e a Educação”, explica o diretor do Samae de Morro da Fumaça, Rogério Sorato.

Alunos da Rede Municipal de Ensino visitam Estação de Tratamento de Água

Topo