Educação

Aluna de Morro da Fumaça ganha concurso de desenho do Tribunal Regional do Trabalho

Aluna de Morro da Fumaça ganha concurso de desenho do Tribunal Regional do Trabalho
MARCIANO BORTOLIN/ PMMF

Nathaly Santos de Souza, do 4º ano da Escola Luiz Casagrande, ficou na primeira colocação da iniciativa.

Uma pequena menina que precisava acordar cedo para ajudar a tia nos afazeres do lar e que ia pouco à escola, mas que certo dia encontrou uma colega de classe que a ajudou a encontrar a sua mãe e lhe dar um final feliz.

Esta trajetória é de Júlia, personagem criada pela aluna, Nathaly Santos de Souza, do 4º ano da Escola de Educação Básica Municipal Luiz Casagrande, da localidade de Mina Fluorita, em Morro da Fumaça, e que protagonizou uma história em quadrinhos vencedora do 1º Concurso de Desenho “Trabalho Infantil Não é Brinquedo” do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/SC). Apaixonada por desenhos, Nathaly não esconde a felicidade pela conquista. “Estou muito feliz”, diz.

Com o tema “Criança Não Trabalha: Lugar de Criança é na Escola”, o concurso busca ampliar a conscientização da sociedade sobre os malefícios causados pelo trabalho precoce e, ao mesmo tempo, estimular os debates sobre os benefícios da aprendizagem. Ao todo, foram inscritos mais de mil desenhos de diversas cidades de Santa Catarina.

A professora de Artes que orientou Nathaly, Cláudia Mara Oliveira, revela que o desenho foi desenvolvido durante duas semanas. “Realizei uma pesquisa sobre o trabalho infantil e levei vídeos e outros materiais para os alunos trabalharem em cima do tema proposto pelo concurso. Esta conquista pode parecer algo simples, mas tem grande significado. É uma semente que estamos plantando”, fala.

Aprender desenhando

Além de fazer uma das coisas que mais gosta, que é desenhar, aos 10 anos de idade, Nathaly, ainda aprendeu mais sobre o que é trabalho infantil. “Eu já sabia um pouco, mas agora aprendi bem mais sobre isso”, comenta.

A cerimônia de premiação das crianças será realizada em cada município participante da ação e está prevista para a primeira quinzena de novembro. “É um orgulho para a escola que sempre fica em primeiro ou segundo lugar em todos os eventos que participou neste ano. Somos gratos por nossa equipe e alunos dedicados que fazem tudo muito bem feito”, cita a diretora da Escola Luiz Casagrande, Jucélia Aguiar da Silva.

Os três melhores colocados no concurso serão premiados com bicicletas, ecobags, cadernos, lápis de cor e a camiseta do Programa. “Estamos orgulhosos em ver os alunos da Rede Municipal de Ensino se destacando em nível estadual. Isto demonstra o esforço e interesse deles, aliado ao trabalho dos profissionais da educação”, ressalta a secretária do Sistema de Educação de Morro da Fumaça, Greicy Salvador Zaccaron.

Aluna de Morro da Fumaça ganha concurso de desenho do Tribunal Regional do TrabalhoAluna de Morro da Fumaça ganha concurso de desenho do Tribunal Regional do Trabalho

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo