Colunistas

Alimentação para a temporada de verão

Alimentação para a temporada de verão

As mudanças fisiológicas com a chegada do verão devem ser ajustadas a uma alimentação especial.

Nos dias mais quentes ocorre uma maior perda de líquidos e minerais, devido ao aumento da temperatura corporal e transpiração excessiva. Por isso, a necessidade de se hidratar, para que todo líquido perdido seja reposto. Beber água não serve só pra saciar a sede, mas sim para evitar insolação e desidratação.  Outras bebidas também são boas aliadas, como água de coco, isotônicos e sucos de frutas naturais.

Cuidados com a higiene e a qualidade dos alimentos no verão, as altas temperaturas, associadas à higiene inadequada no preparo dos alimentos, estimulam a proliferação de micro-organismos que aumentam as chances de os produtos estragarem. Atenção redobrada para o armazenamento dos alimentos, e quando forem comer fora de casa escolham locais de confiança.

A forma de armazenagem, higiene do local, cheiro e o sabor dos alimentos devem ser observados para evitar problemas de saúde. As verduras devem ser mantidas em refrigerador, carnes e pescados congelados e bem acondicionados em recipientes próprios. No cozimento, deixar esfriar para  acondicionar em geladeira ou freezer, dependendo do caso.

Opte por frutas da estação, como: abacaxi, ameixa, abacate, goiaba, mamão, maracujá, melancia, melão, nectarina, uva e pêssego.

E por hortaliças da época: batata doce, abobrinha, beterraba, milho verde, pimentão e tomate.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo