Itesc
Educação

Ações voltadas à sustentabilidade rendem prêmio para Morro da Fumaça

Sicredi
MARCIANO BORTOLIN / PMMF

A série de ações promovidas durante 2019 voltadas à sustentabilidade renderam à Morro da Fumaça o 1º Prêmio de Ação Ambiental – Gestão de Resíduos, promovido pelo Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos (Cirsures). Ao longo do ano, as diversas atividades desenvolvidas nas áreas relacionadas à gestão de resíduos foram avaliadas, colocando Morro da Fumaça no topo da premiação.

O diretor presidente da Fundação do Meio Ambiente (Fumaf), Natan de Souza, explica que, entre os pontos levados em consideração, está a quantidade de resíduos recicláveis enviados ao aterro sanitário, a quantidade  de escolas que visitou o aterro e as ações realizadas no município quanto à educação ambiental e práticas sustentáveis. “Elaboramos um relatório com todas as ações realizadas no município desde palestras, campanha de educação ambiental. Temos o exemplo do recolhimento de materiais eletroeletrônicos, de campanhas com o Departamento de Agricultura e com a Epagri, quando recolhemos embalagens de agrotóxicos, ações realizadas diretamente com a comunidade e com as escolas, entre tantas outras. A participação expressiva dos fumacenses também foi fundamental para alcançarmos os resultados”, fala.

RAC Selo
Daiani Salão de Beleza
Top Textil
Soller P
Costa Serviços Contábeis
M2M Produtos e Serviços

Souza destaca ainda que o Município criou um prêmio de sustentabilidade de envolveu todas as escolas da cidade e que também houve a iniciativa do Departamento de Cultura que utilizou materiais recicláveis na confecção da decoração de Natal. “Ficamos muito felizes pelo reconhecimento e nos sentimos estimulados a seguir neste trabalho, melhorando e intensificando ainda mais. Este não é só um trabalho da Fumaf, mas também da Educação, Cultura, Agricultura, do Governo como um todo”, diz.

Além do diretor presidente da Fumaf, também participou da entrega do prêmio o prefeito em exercício, Eduardo Sartor Guollo, a secretária do Sistema de Educação, Greicy Salvador Zaccaron e o assessor da secretaria, Marcos Silveira. “Quando o trabalho é bem feito ele rende frutos e esta dedicação à sustentabilidade, ao meio ambiente, é frequente em Morro da Fumaça. Ações que envolvem todas as esferas do Governo Municipal que culminam em benefícios aos fumacenses”, enfatiza Guollo.

Notebook destinado à Educação

Além de um troféu e um certificado, o município foi premiado também com um notebook, que será destinado à Secretaria de Educação. “Já no início do ano, quando apresentamos este evento para a Educação, propomos que se viéssemos a ganhar algum equipamento eletrônico iríamos doar para a secretaria destinar a uma escola”, revela Souza.

A secretária de Educação, Greicy Salvador Zaccaron também enfatiza as iniciativas e os resultados positivos das parcerias. “Foi um ano de muito trabalho envolvendo todas as nossas escolas, mas com a união de todos chegamos a estes excelentes resultados e a esta premiação que reconhece o empenho de cada um”, cita.

Para 2020 está previsto o término da Central de Triagem, o que irá beneficiar ainda mais a coleta seletiva na cidade, além de gerar emprego e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cermoful
Topo