FERNANDA DE MAMAN / PMMF
Alunos conhecem de perto o processo de separação dos recicláveis e a importância do descarte correto de resíduos.
Os alunos do 6º ano de 15 turmas das escolas de Morro da Fumaça participaram de uma programação especial com visitas ao Centro de Triagem do município, em celebração ao Dia Mundial da Reciclagem, comemorado em 17 de maio. A ação, realizada pela Fundação do Meio Ambiente de Morro da Fumaça (Fumaf) nos dias 15 e 22 de maio, teve como objetivo promover a conscientização ambiental e destacar a importância do descarte correto dos resíduos e da reciclagem.
Durante as visitas, os estudantes conheceram de perto o funcionamento do Centro de Triagem de Morro da Fumaça, no bairro Capelinha, observaram a separação dos materiais recicláveis e aprenderam sobre o destino adequado de cada tipo de resíduo.
“A reciclagem é uma das principais ferramentas para construirmos um futuro mais sustentável. Receber os estudantes no Centro de Triagem é uma forma de mostrar, na prática, como cada atitude conta. Com isso, reforçamos a importância da educação ambiental desde os primeiros anos escolares, promovendo a formação de cidadãos mais atentos ao impacto de suas escolhas no meio ambiente”, destacou a diretora da Fundação do Meio Ambiente de Morro da Fumaça, Silvia Sartor Roseng.
A diretora explica que a atividade foi enriquecida com momentos de interação e conversas educativas sobre sustentabilidade com a equipe da Fumaf, que reforçou o papel da educação ambiental no desenvolvimento de uma sociedade mais consciente e responsável. As instituições de ensino participantes da ação foram as escolas Maurina de Souza Patrício, Olívio Recco, Pietro Maccari, Princesa Isabel, Vicente Guollo e Vitório Búrigo e as visitas foram conduzidas pela química Débora Jabs e o estagiário Breno Fontana, profissionais da Fumaf.
Reativado em janeiro de 2025, o Centro de Triagem de Morro da Fumaça está aos cuidados da Associação de Catadores Por um Amanhã Melhor, com atendimento nas terças e quintas-feiras, dias em que acontece a coleta seletiva no município.
