Meio Ambiente

Aterro sanitário e industrial da RAC Saneamento garante a destinação correta dos resíduos

Aterro sanitário e industrial da RAC Saneamento garante a destinação correta dos resíduos
JÉSSICA PEREIRA / NOVO TEXTO

A destinação correta dos resíduos gerados pelo homem é uma das principais formas de garantir a preservação do meio ambiente e futuro das próximas gerações. É por este motivo que o modo com que estes materiais são descartados na natureza fazem a diferença quando se fala em preservação ambiental. O aterro sanitário e industrial da RAC Saneamento, localizado na comunidade de Poço Oito, em Içara, desempenha um papel muito importante neste trabalho.

“O aterro sanitário e industrial da RAC é um local adequado, construído de acordo com as melhores técnicas de engenharia ambiental para recebimento e disposição final dos resíduos, provenientes das residências e das indústrias. Neste espaço é desempenhado um papel importante, realizado em várias etapas que iniciam pela pesagem dos resíduos que chegam de vários municípios da região, a descarga destes materiais, a compactação e cobertura destes materiais recolhidos. Além disso, também possuímos uma estação de tratamento de chorume e um projeto que irá transformar o gás gerado no aterro em energia elétrica”, explica a engenheira sanitarista e ambiental da RAC, Ionice Maria Vefago.

De acordo com Ionice, promovendo a destinação correta dos resíduos, é possível evitar a contaminação do solo, das águas subterrâneas, além de impedir a proliferação dos vetores transmissores de doenças. “Com o trabalho realizado pela RAC, garantimos a preservação do Meio Ambiente e contribuímos significativamente com a saúde pública. São toneladas de resíduos recolhidos semanalmente que recebem a destinação correta graças ao trabalho promovido pela empresa, o que reforça este comprometimento com o meio ambiente e com a saúde das pessoas”, reforça a engenheira.

Segundo o diretor executivo do Grupo RAC, Rodolfo Back Loch, todo este trabalho de preservação do meio ambiente faz parte da missão da RAC Saneamento. “Temos a missão de disponibilizar soluções para o gerenciamento dos resíduos sólidos gerados pelos municípios, comércio e indústria, auxiliando na melhoria dos índices de saneamento locais e na preservação do meio ambiente, utilizando para tal, tecnologias adequadas de tratamento e disposição final de resíduos sólidos, desta forma melhorando efetivamente a qualidade de vida da população atual e futura”, garante Loch.

Aterro sanitário e industrial da RAC Saneamento garante a destinação correta dos resíduos

Projeto aproxima crianças da preservação do Meio Ambiente

Além do cuidado com a destinação correta dos resíduos, a RAC também desempenha um importante papel de educação para as crianças. Por meio de um projeto de visitações ao aterro, escolas de toda a região podem realizar visitas guiadas onde podem conhecer de perto o aterro sanitário e industrial, as maneiras de destinar corretamente os resíduos sólidos e a importância de preservar o meio ambiente. Com a iniciativa da empresa, crianças e adolescentes das redes municipal, estadual e particular de ensino fazem uma visita ao aterro sanitário, conhecem de perto os processos realizados, adquirem ainda mais conhecimento e reforçam a importância da preservação.

A ideia é criar uma consciência coletiva e fazer a diferença no futuro. “Nós conseguimos desmistificar o estigma do que é realmente um aterro sanitário e industrial e a importância dele para a preservação do meio ambiente. Com isso, as pessoas que nos visitam acabam disseminando a informação de forma correta, mudando hábitos e fazendo a diferença no futuro. Todos, desta forma, nos ajudam na preservação do Meio Ambiente”, enaltece Ionice.

Durante este período de pandemia, as visitas guiadas estão suspensas, porém, as escolas interessadas em obter mais informações sobre o projeto podem entrar em contato pelo e-mail: ambiental@racsaneamento.com.br.

Aterro sanitário e industrial da RAC Saneamento garante a destinação correta dos resíduos

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo