Educação

A zoologia posta em prática em ação da Unesc

A zoologia posta em prática em ação da Unesc
ASSESSORIA UNESC / FOTO: FERNANDO CARVALHO

Acadêmicos de Ciências Biológicas participaram de uma aula prática de amostragem de fauna em Treviso.

Acadêmicos da sexta fase do curso de Ciências Biológicas (Bacharelado) da Unesc realizaram recentemente uma saída de campo ao município de Treviso para uma aula prática de amostragem da fauna local. A atividade fez parte da disciplina de “Práticas de Campo em Zoologia”, ministrada pelo professor Fernando Carvalho.

O trabalho foi desenvolvido durante três dias no entorno da Reserva Biológica Estadual do Aguaí, e envolveu amostragem de macroinvertebrados terrestres e aquáticos, anuros (sapos, rãs e pererecas), serpentes, lagartos, aves, mamíferos de médio e grande porte, bem como de morcegos. O local é seguro e possui muita biodiversidade, além de servir como um laboratório para os alunos.

A aula teve a participação da professora Mainara Figueiredo Cascaes, dos biólogos Luiz Fernando Uggioni, Gustavo Piletti Plucenio e Rodrigo Machado e da mestranda do PPGCA (Programa de Pós-Graduação de Ciências Ambientais), Karoline Porto Supi. “Esse trabalho de campo coletivo é muito importante na formação do profissional biólogo, independente da área de atuação. Ter conhecimento sobre métodos adequados na coleta e na interpretação de dados sobre a fauna, permite que eles consigam se inserir no mercado de trabalho com uma experiência importante no conhecimento da biodiversidade e na preservação das espécies”, relatou a professora Mainara.

Posteriormente, os dados obtidos em campo serão tabulados em sala de aula e os alunos trabalharão na análise e interpretação destas informações.

A professora observou que esse é um dos diferenciais do curso que busca desenvolver as competências necessárias para a profissão do biólogo, formando profissionais habilitados a trabalhar nas mais diversas áreas de atuação do bacharel em Ciências Biológicas.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo